Geral

Será que vai faltar água? Trabalhadores da Cesan entram em greve por tempo indeterminado

Apesar da paralisação, o serviço de abastecimento de água funciona normalmente para a população da Grande Vitória. A decisão pela greve foi tomada em assembleia geral

 A categoria reivindica que a empresa negocie o reajuste salarial dos trabalhadores Foto: Divulgação

Trabalhadores da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (18). A categoria reivindica que a empresa negocie o reajuste salarial dos trabalhadores. 

Com a paralisação, apenas o serviço de abastecimento de água funciona normalmente para a população da Grande Vitória. Todos os demais serviços foram suspensos. A decisão pela greve foi tomada em assembleia geral da categoria, realizada na última quinta-feira (13). 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado (Sindaema), a Cesan concedeu reajustes de até 90% nas gratificações para diretores e assessores. Ainda segundo o Sindaema, a Cesan manteve a posição de não dialogar com a categoria e apresentou como proposta apenas a manutenção dos benefícios já existentes. 

Por meio de nota, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) informou que está tomando todas as providências para que o abastecimento de água para a população não seja comprometido e reafirma a sua postura de buscar uma solução negociada para o Acordo Coletivo 2015/2016.

A empresa enviou ao Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo, conforme previsto na Legislação, uma relação de empregados que deverão trabalhar para a manutenção das atividades essenciais. O Sindicato, em resposta, enviou Ofício informando que “irá garantir a prestação de serviços essenciais à comunidade”.

Pontos moeda