Geral

Casa Anna Fraga, em Muqui, recebe serviços de restauração

Em Muqui, população acompanha, atenta, à restauração da “Casa Anna Fraga" – patrimônio tombado pelo Estado que compõe um dos 5 sítios históricos capixabas

O casarão compõe o rico conjunto arquitetônico do sítio histórico de Muqui Foto: Reprodução/Facebook

A tradicional “Casa Anna Fraga”, velha conhecida dos frequentadores do sítio histórico de Muqui, no Sul do Estado, passa por obras de restauração.

Para a moradora daquela cidade, Claudia Morgado, a restauração do antigo casarão valoriza ainda mais o sítio histórico que atrai visitantes de todo o País durante o ano todo, especialmente na época da realização de seu festival nacional de Folias de Reis, que já acontece há mais de 50 anos.

“Uma característica que nós, moradores de Muqui, temos, é a ciência da importância desses imóveis. O tombamento nos alegra, mas consideramos fundamental que haja preservação. Esse apoio da Secult é primordial”, declarou Morgado.

Os serviços de restauração serão realizados com recursos de fundo estadual específico da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).

A gerente de Memória e Patrimônio da Secult, Christiane Gimenes, explica que em 2014, a secretaria recebeu quatro projetos, oriundos de Muqui, para o Edital 18/2014, de seleção de projetos culturais e concessão de prêmio para patrimônio cultural arquitetônico tombado, especificamente em sítios históricos do Estado do Espírito Santo. Destes, dois foram contemplados e receberam o prêmio de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para restauração, sendo um deles o da Casa Anna Fraga.

Os editais de 2015 do Funcultura/Secult estão com inscrições abertas até o dia 14 desse mês de setembro. É o Edital 17/2015 que pode ser acessado no site da Secult (www.secult.es.gov.br), oportunizando os sítios históricos a se inscreverem para pleitos de restauração de seus patrimônios.

Visitantes de todas as partes do Brasil são atraídos pela beleza histórica local Foto: Reprodução/Google Maps

O sítio histórico de Muqui

Muqui fica bem perto de Cachoeiro do Itapemirim, ao sul do Espírito Santo. Vindo de Vitória, são cerca de três horas de viagem. Ainda existe a malha ferroviária, que é usada apenas para transporte de carga.

A variedade de belos casarões é um dos principais atrativos do sítio histórico de Muqui. O jardim da praça foi revitalizado em 2003 e a Igreja Matriz, de estilo eclético, também chama atenção pela imponência e beleza histórica.

É recomendado visitar Muqui em qualquer época, mas o ideal é no período entre o dia de Natal e 6 de janeiro, por ocasião das apresentações dos grupos de Folias de Reis.

Pontos moeda