Geral

Centro de diagnósticos por imagem de Mimoso do Sul já atende quatro municípios

A entidade atende, além de Mimoso do Sul, também os pacientes de Atílio Vivácqua, Muqui e de Presidente Kennedy, este último, com a maior demanda semanal, em torno de trinta pacientes

O Centro de Diagnóstico já atende a 4 municípios do Sul do Estado. Foto: Renata Mofati.

Em Mimoso do Sul, um centro de diagnósticos por imagem inaugurado por um hospital privado no mês de julho deste ano, vem atendendo a vários municípios do Sul do Estado e, como consequência, vem saldando dívidas e cobrindo despesas da entidade que, antes, vivia no vermelho.

O Centro de Diagnósticos por Imagem do Hospital Apóstolo Pedro (HAP) atualmente atende, além de Mimoso do Sul, também pacientes de Atílio Vivácqua, Muqui e Presidente Kennedy. De acordo com o diretor da instituição, Eliedson Morini, o município de Presidente Kennedy apresenta a maior demanda semanal, em torno de trinta pacientes enviados, especialmente, para exames de endoscopia digestiva e ultrassonografia.

A novidade mudou o cenário regional, garante Morini, pois antes os pacientes eram conduzidos por seus municípios para exames em Guaçuí e Vitória, representando mais tempo de viagem e, consequentemente, maiores despesas. “O paciente mimosense, por exemplo, que antes saía em viagem para Vitória ou Guaçuí às quatro horas da manhã em um veículo utilitário e retornava somente à noite, agora é atendido com minutos, sem mudar em nada sua rotina. Da mesma forma acontece com os pacientes dos municípios vizinhos que levam poucas horas em todo o procedimento”, frisa Morini.

O Centro de Diagnóstico por Imagens foi construído com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul e a parceria de um grupo de empresários local, o Pró-melhoramento HAP, que realiza regularmente eventos para arrecadar fundos que são revertidos às melhorias da entidade. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Camilo Cola.

Serviço

A instituição oferece exames de Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Mamografia e Raio X, sempre com laudos, inclusive consultas especializadas em Urologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Pediatria, Nutrição, Dermatologia e Clínica Médica.

Os serviços de consultas especializadas são vendidos a preços populares, variando de R$ 60 a R$ 100.

Para o próximo mês, por ocasião da campanha Outubro Rosa, a instituição vai oferecer descontos de 30% em todos os exames para diagnósticos por imagem.

Ampliação

Com os resultados positivos do Centro de Diagnósticos por Imagem, o Hospital Apóstolo Pedro avança com uma obra de construção de 27 novos leitos, sendo 15 deles para atender serviços de retaguarda da urgência e emergência, outros 10 leitos para cuidados paliativos e mais 2 para atender serviços de isolamento para doenças infecto contagiosas.

Pontos moeda