Geral

De dunas a cachoeiras: veja parques do Espírito Santo que valem a pena visitar nesta primavera

Os parques são um convite para quem adora o contato com a natureza. Atualmente, o Estado possui cinco parques abertos à visitação, todos com infraestrutura para receber turistas

São várias as atrações para todos os gostos dos fãs de aventura e ecoturismo Fotos: Arquivo/Divulgação/Governo

Com a chegada da primavera, muitos capixabas investem em passar o tempo livre com as atrações do ecoturismo. Dentre as escolhas mais divertidas para a família, estão os parques estaduais. Com uma rica biodiversidade e paisagens diversificadas, os locais oferecem, além de paisagens que são cartões-postais do Estado, atividades como trilhas ecológicas e banhos de cachoeira.

Os parques estaduais são um convite para quem adora o contato com a natureza. Atualmente, o Estado possui cinco parques abertos à visitação, todos com infraestrutura adequada para receber turistas de todas as idades.

O jornal online Folha Vitória separou os cinco parques do Estado para você se programar e passar a primavera mais perto da natureza. Confira:

As piscinas são uma atração destaque Foto: Divulgação/Governo

Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz): localizado em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, os frequentadores do parque podem curtir a beleza dos mirantes, de onde podem avistar a formação rochosa que dá nome à unidade, que é um dos pontos mais famosos do Espírito Santo. O parque está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

>> Localização: município de Domingos Martins, distrito de Pedra Azul.
>> Horário de funcionamento: das 8 horas às 17 horas.
>> Outras informações: 27 9 9739 8005 ou [email protected].

As dunas são de tirar o fôlego Foto: Divulgação/Governo

Parque Estadual de Itaúnas (PEI): o parque, localizado em Conceição da Barra, na região Norte do Estado, tem como atração principal as dunas e praias, que atraem turistas de todo o País. Também há a Trilha do Pescador, que é um caminho feito em uma área de restinga em regeneração. O destino desse passeio é o mar, onde há um local com os barcos utilizados pelos moradores da região. A visitação é aberta de segunda a sexta-feira.

>> Localização: Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
>> Horário de funcionamento: das 8h30min às 17h30min.
>> Outras informações: (27) 3762-5196 ou [email protected].

A queda d'água é uma atração Foto: Divulgação/Governo

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF): uma ótima opção para quem optar pelo interior. O parque fica em Alegre, na região Sul do Espírito Santo. Há no local uma queda d’água de 144 metros de altura onde é possível nadar. A Trilha das Abelhas está entre as mais visitadas. O parque fica aberto, também, de segunda a sexta-feira.

>> Localização: Alegre.
>> Horário de funcionamento: das 8 horas às 17 horas.
>> Outras informações: 28 9 9964 9494 ou [email protected].

Fãs do ecoturismo se esbaldam Foto: Divulgação/Governo

Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV): o parque fica localizado em Guarapari, na Grande Vitória e traz várias atrações para os fãs do ecoturismo. Tem a Lagoa de Caraís como destaque. As águas são avermelhadas e a localização é próxima à praia. Outros atrativos são as Trilhas da Clusia e a da Restinga.

>> Localização: Guarapari.
>> Horário de funcionamento: das 8h30 horas às 16h30.
>> Outras informações: 27 3242 3665 ou [email protected].

Parque é destaque em Castelo Foto: Divulgação/Governo

Parque Estadual de Forno Grande (PEFG): criado em outubro de 1960, como Reserva Florestal. O relevo é montanhoso culminando no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Nesta região da serra capixaba, predomina a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e a fauna possui animais na lista de extinção, como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. O parque fica aberto de segunda a sexta-feira.

>> Localização: Castelo.
>> Horário de funcionamento: das 8h30 horas às 16h30.
>> Outras informações: 28 9 9992 6144 ou [email protected].

Fonte: Governo do Espírito Santo

Pontos moeda