Geral

Mais de 40 mil visitantes devem passar pela Feira Sabores da Terra no próximo mês em Vitória

Com entrada franca, a Sabores 2015 da Terra é realizada junto com a 11ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (FEAFES)

A paella caipira foi um dos pratos servidos na última edição Foto: Reprodução Facebook

Nos próximos dias 02, 03 e 04 de outubro, acontece, na Praça do Papa, a nona edição da Feira Sabores da Terra na Grande Vitória, caracterizada como um dos maiores eventos do Espírito Santo na fomentação do agronegócio. O evento traz cerca de 480 expositores com seus produtos e serviços e apresenta as 10 regiões turísticas capixabas em “Ilhas”. Artesanatos, comidas típicas e apresentações culturais também irão agitar a feira.

Com entrada franca, a Sabores 2015 da Terra é realizada junto com a 11ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (FEAFES), organizada pela Federação de Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STRs).

Este ano a FEAFES traz um motivo todo especial, pois além de comemorar os 11 anos da Feira, vai comemorar o Ano Internacional dos Solos, proclamado pela ONU. O principal objetivo é promover o Grande Encontro Campo e Cidade, mostrando a importância vital do campo para a segurança e soberania alimentar das cidades, além de estimular a comercialização solidária, direto do produtor para o consumidor; incentivar a agricultura orgânica e agroecológica e resgatar as tradições culturais.

Em 2014, além de ter contado com mais de 400 produtores, a Feira ultrapassou e movimentou aproximadamente R$ 2,5 milhões em vendas de produtos. Este ano, o número esperado é 40 mil visitantes e uma movimentação 20% maior que a do ano passado. “A aglutinação das feiras é muito positiva porque o evento se torna maior e com mais novidades. O envolvimento de todo o setor do agronegócio, a capacitação e a qualificação dos expositores, a venda de produtos e serviços e a promoção do turismo capixaba são objetivos que os expositores desejam alcançar”, afirma Ademir Dadalto, organizador do evento.
Como parceiros estão o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e o Sebrae-ES.

Produtos diversos e programação variada 

Serão 350 estandes repletos de novidades e produtos tradicionais do agroturismo. Na área gastronômica, haverá Festival de Tilápia, com pratos feito a base deste peixe, e o Concurso Estadual do Queijo. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) irá ministrar vários cursos da culinária do interior. Na praça de alimentação, será possível participar das “aulas shows”. Os participantes poderão degustar as delícias do Restaurante do Alemão, com comidas típicas da Alemanha, e também haverá alguns food trucks durante o evento.

No espaço artesanal, os visitantes podem comprar e conhecer diversos trabalhos artísticos. Oficinas serão disponibilizadas para promover o intercâmbio de informações entre produtores, profissionais e representantes dos diversos setores que compõem o cenário da agroindústria. No ambiente cultural, apresentações musicais e folclóricas de comunidades de vários municípios, como Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá.

Serviço

A Feira ‘Sabores da Terra’ é aberta ao público e acontece nos dias 02, 03 e 04 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória. A realização do evento é em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Do Estado do Espírito Santo (Fetaes).

Horários de funcionamento:

02/10/2015 (Sexta-feira): 16h às 23h
03/10/2014 (Sábado): 10h às 23h
04/10/2014 (Domingo): 10h às 18h

Pontos moeda