Geral

Terremoto de 8,3 graus atinge o Chile

Redação Folha Vitória

Santiago - Um forte terremoto de 8,3 graus atingiu a capital do Chile, Santiago, na noite desta quarta-feira, fazendo os prédios tremerem e as pessoas buscarem por abrigo nas ruas. Vários tremores secundários ocorreram e um alerta de tsunami soou no porto de Valparaíso.

Não há informações até o momento de feridos ou estragos, mas as comunicações foram interrompidas.

As autoridades chilenas emitiram um alerta de tsunami para toda a costa do país e do Peru e as autoridades dos EUA emitiram um alerta de tsunami para o Havaí. Também foi alertado que grandes ondas causadas pelo terremoto podem atingir a costa a partir das 23h.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos reportou inicialmente que o terremoto teve uma magnitude preliminar de 7,9 graus, mas logo revisou para 8,3 gruas.

Um terremoto de 8,8 graus e um tsunami que atingiram o Chile em 2010 mataram mais de 500 pessoas, destruíram 220 mil casas e desapareceram com docas e resorts na costa. O terremoto liberou tanta energia que acabou encurtando a duração de um dia na Terra em uma fração de segundo, ao alterar a rotação do planeta.

O terremoto mais forte já registrado no mundo ocorreu no Chile - com uma magnitude de 9,5 graus, matou mais de 5 mil pessoas em 1960. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda