Geral

Virou lei! Guarapari sanciona projeto do Dia do Bolinho de Aipim

O projeto aprovado é do vereador Marcial Souza Almeida (SDD), conhecido como “Dito Xaréu”. Para o parlamentar, o objetivo do projeto é a de recuperar o atrativo turístico de Meaípe

12 de outubro é o Dia do Bolinho de Aipim Foto: Divulgação

Um dia comemorativo que agradaria até a presidente Dilma Rousseff (PT) que saudou a mandioca como “uma das maiores conquistas do Brasil”.

Na última quarta-feira (2), o prefeito de Guarapari, na Grande Vitória, Orly Gomes (DEM) sancionou um projeto da Câmara de Vereadores que decretou que o dia 12 de outubro a partir de agora é o Dia do Bolinho de Aipim.

O projeto aprovado é do vereador Marcial Souza Almeida (SDD), conhecido como “Dito Xaréu”. Para o parlamentar, o objetivo do projeto é a de recuperar o atrativo turístico do balneário de Meaípe, um dos mais conhecidos do município.

“Há alguns anos, Meaípe saiu dos holofotes e perdeu um pouco do atrativo turístico devido ao mar ter tirado um pouco da areia da praia e pelo rio. Mas o Dia do Aipim é só um título, o que a gente quer é resgatar a cultura e a culinária típica de Meaípe com o objetivo de trazer de volta o turismo na região”, diz “Dito Xaréu”.

Meaípe recebe turistas principalmente nas férias Foto: Reprodução/Bruno Depizzol/Creative Commons

O bolinho de aipim é uma tradição de Meaípe, mas não é a única. A região turística do Estado é conhecida também pela moqueca, torta capixaba e torta de coco. Além do ramo culinário, a praia é uma atração à parte, lembrada por atrair turistas de todo o Brasil.

Para a moradora de Guarapari Marcela Sena, a data comemorativa pode chamar a atenção dos capixabas e atrair mais turistas para a região. “O bolinho de aipim é tradição na cidade e com certeza deve trazer mais turistas para cá. Meaípe tem uma culinária bem tradicional”, diz a secretária.

Pontos moeda