Geral

Incaper emite alerta para chuva forte, raios e rajadas de ventos no Estado

Segundo informou o Instituto, algumas regiões devem ficar em estado de atenção, pois pode haver acumulados significativos de chuva. As tempestades podem piorar a situação hídrica do ES

Chuva, ventos fortes e possibilidade de raios deixam regiões do ES em estado de atenção Foto: Divulgação

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu, nesta terça-feira (27), um alerta informando sobre a ocorrência de chuvas fortes, com possibilidade de rajadas de vento e quedas de raios nas regiões Sul e Serrana e no sul da região Noroeste do Estado. A previsão divulgada na última segunda-feira (26), que já previa as chuvas no Sul do ES, se estendeu a outras regiões

Segundo informou o Incaper, toda a área deve ficar em estado de atenção, pois pode haver acumulados significativos de chuva. 

Clique aqui e confira como fica o tempo em sua região

“Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas”, recomendou o Instituto.

Confira o mapa com a região que deve ficar em estado de atenção:

Chuva X Crise Hídrica

O Estado precisa de cerca de 160 milímetros de chuvas por mês até dezembro para abastecer os rios e se recuperar da crise hídrica. É o que afirma o engenheiro agrônomo e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), Helder Carnielli. Essa quantidade de chuva é o suficiente para aumentar o nível dos rios que abastecem o Estado.

No entanto, a chuva deve ser bem distribuída e não pode ser forte. “Na situação que estamos, se chover tudo de uma vez corremos o risco de causar mais erosões e da água bater no solo e não penetrar na terra”, explica Carnielli.

Pontos moeda