Geral

Inundações sem precedentes na Carolina do Sul deixam ao menos 11 mortos

Redação Folha Vitória

Columbia - Uma calmaria era esperada na Carolina do Sul, nos EUA, nesta terça-feira depois de dias de inundações sem precedentes deixar ao menos 11 mortos e milhares de residências sem energia elétrica ou água potável, segundo a imprensa local. Quatro pessoas morreram em acidentes de trânsito e outras sete morreram afogadas.

Mesmo com as chuvas diminuindo, as autoridades alertaram sobre a probabilidade de novas retiradas de moradores, como foi ordenado ontem em uma das duas cidades ao leste do

centro de Columbia, onde duas barragens se romperam.

Vários moradores da região tiveram que procurar refúgio em abrigos, enquanto as autoridades utilizavam helicópteros para resgatar pessoas ilhadas.

O temido furacão Joaquin perdeu força na Costa Leste, mas alimentou o que os especialistas

da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional chamam de "mangueira de fogo" de chuvas tropicais, que voltaram diretamente para o estado.

Os 42,2 centímetros de chuvas que caíram em Gills Creek, perto do centro de Columbia, no domingo bateu recorde em mais de 16 anos, quando a Estação Meteorológica dos EUA começou a fazer os registros.

"Este é um evento do nível do Hugo", disse Robert Livingston, diretor da Guarda Nacional da Carolina do Sul, referindo-se ao furacão em setembro de 1989 que devastou a cidade de Charleston. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda