Geral

Presidente das Ilhas Maldivas demite ministro de Defesa após explosão em lancha

Redação Folha Vitória

Colombo, Sri Lanka - O presidente das Ilhas Maldivas, Yameen Gayoom, demitiu o ministro de Defesa, Ali Moosa Jaleel, nesta quarta-feira, um movimento que acredita-se estar ligado com a explosão que ocorreu em sua lancha no mês passado e que as autoridades suspeitam estar relacionado com uma tentativa de assassinato.

O porta-voz presidencial, Ibrahim Ali Muaz, não deu uma razão para a demissão, mas a ação ocorre em meio a prisões e transferências de cargos no Ministério da Defesa.

A explosão, no dia 28 de setembro, ocorreu na lancha do presidente nas proximidades da capital do país, Malé, na volta da peregrinação à Meca, na Arábia Saudita. O presidente não se machucou, mas a primeira dama e o seu guarda-costas tiveram ferimentos leves. Anteriormente, acreditava-se que a explosão tinha se originado no maquinário da embarcação.

Os investigadores internacionais ainda não anunciaram o veredicto. Segundo autoridades, a possibilidade de falha mecânica foi descartada.

Dois soldados que tiveram acesso ao barco presidencial foram presos. Autoridades da Defesa e dois agentes de segurança ligados ao vice-presidente foram transferidos de suas funções. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda