Geral

Rio Cricaré é invadido pelo mar e moradores tomam banho de água salgada em São Mateus

Diferentemente do Rio Doce, que está seco e assoreado, o Rio Cricaré está cheio, só que de água salgada. Com a seca, o nível do rio baixou e como é represado pelo mar, foi invadido

O rio está cheio, porém de água salgada Foto: TV Vitória

O Rio Cricaré, que abastece o município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, está salgado. A água que vem do mar está ficando represada porque o rio não tem vazão, devido ao baixo volume.

Moradores da região afirmam que estão há dez dias usando água salgada para afazeres básicos. Para beber, a única alternativa é comprar água mineral.

Diferentemente do Rio Doce em Linhares e Colatina, que está seco e assoreado, o Rio Cricaré está cheio, só que de água salgada. Com a estiagem no município, o nível do rio baixou e como é represado pelo mar, acabou invadido.

Prêmio Ecologia 2015 fala sobre crise hídrica. Saiba mais!

Moradores do município dizem que estão tomando banho de água salgada há dez dias. Como o nível de sal permitido para consumo humano na água do rio foi ultrapassada, para beber, a única alternativa da população é comprar água mineral.

Na Grande Vitória a seca também já altera a situação dos rios. Em Vila Velha, o rio Jucu deixou de encontrar o mar. A vazão do rio Jucu está em 5.500 litros por segundo, perto do limite critico que é de 5.200 litros.

Pontos moeda