Geral

Vans e ônibus com turistas podem ter que pagar "pedágio" para entrar em Guarapari

Um projeto de lei que institui taxas para o tráfego de veículos que transportam turistas pelo município já está em andamento e deverá ser aprovado até o fim do ano

Ônibus e vans pagarão taxa para circular na cidade a partir da Páscoa Foto: Divulgação

Os ônibus e vans que transportam turistas para o balneário mais famoso do Estado pagarão para circular em Guarapari. Um projeto de lei que institui taxas para o tráfego de veículos que transportam turistas pelo município já está em andamento e, segundo a presidente da Comissão Municipal de Turismo, Adriana Marques, deverá ser aprovado pela Câmara de Vereadores até o fim do ano e entrar em pleno vigor até o feriado da Páscoa.

“A intenção da taxa não é apenas a arrecadação; pretendemos, assim, organizar o turismo na cidade”, afirmou a presidente, que explicou também como funcionará a cobrança e a fiscalização.

“Cada veículo receberá um selo de identificação. Para receber a credencial, o motorista deverá também informar aonde os passageiros ficarão hospedados: hotéis, pousadas ou casas de aluguel, que também deverão estar regularizados junto à Prefeitura.

Dessa forma, o ônibus ou van será encaminhado a um estacionamento próximo ao local, sem precisar parar em terrenos baldios ou interditar partes das vias da cidade”, informou Adriana.

“Guarapari é o principal centro de turismo do Espírito Santo, mas ao longo dos últimos 20 anos vem se tornando um lugar complicado devido à sua desorganização. O projeto está sendo elaborado há muito tempo, justamente para sanar, ou pelo menos iniciar o processo, de revitalização da cidade”, disse.

Ainda não há valor estabelecido para as taxas, mas, de acordo com a presidente, também serão cobrados os deslocamentos dentro do município. “Os city tours por locais mais distantes da hospedagem também serão pagos. Com o valor poderemos manter os estacionamentos organizados para os veículos também em outras regiões da cidade e garantir a limpeza das praias, por exemplo”, disse. 

Pedágio

Em menos de 10 dias, é a segunda medida proposta para cobrança de taxas para turistas no município. Um projeto do presidente da Câmara, José Wanderley Astori (PDT) que determina a cobrança de "pedágio" no valor de R$ 15 por veículo para os turistas entrarem na cidade foi objeto de debate dos vereadores do município.  

Pontos moeda