Geral

Abastecimento de água é interrompido em Baixo Guandu por causa da chuva

A chuva deixou a água turva e impossibilitada para uso. A água do Rio Guandu estava sendo captada como alternativa por causa da passagem da lama que segue pelo Rio Doce

Segundo a Prefeitura de Baixo Guandu, a água do rio está sendo monitorada Foto: Divulgação/Governo

O abastecimento de água do Rio Guandu, no município de Baixo Guandu, foi interrompido na madrugada desta quarta-feira (18). Isso porque a água ficou turva após as chuvas que atingiram o município e a bacia do rio.

A sujeira que estava nas margens invadiu o leito e deixou a água impossibilitada para uso humano. De acordo com a prefeitura do município, não há previsão de quando o abastecimento será retomado.

A água do Rio Guandu estava sendo captada para o município por causa da passagem da lama no Rio Doce, após o rompimento das barragens de rejeitos de minério da Samarco, em Mariana (MG), no último dia 05 de novembro.

Segundo a Prefeitura de Baixo Guandu, a água do rio está sendo monitorada. Enquanto o abastecimento não é restabelecido, os reservatórios da estação de Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE estão sendo limpos. A Prefeitura informou que a população corre o risco de ficar sem água.

Obras no Rio Guandu

Obras emergenciais para captação de água do rio foram realizadas para que o município de Baixo Guandu não ficasse completamente sem abastecimento enquanto a lama de rejeitos de minério segue pelo Rio Doce.

De acordo com a prefeitura, o Rio Guandu estava com o nível abaixo do esperado por conta da seca registrada em todo o Estado. Mesmo assim, essa captação foi a solução encontrada para não deixar os moradores sem água. As instalações das tubulações para captar água até a estação de tratamento foram realizadas em cinco dias.

Pontos moeda