Geral

Abastecimento de água em Colatina deve ser normalizado até sábado, diz prefeitura

A água do Rio Doce está sendo coletada e tratada no município. Já em Mascarenhas, em Baixo Guandu, a captação no rio ainda não foi retomada pelo SAAE

Água do Rio Doce, tomado pela lama, está sendo tratada para abastecer Colatina Foto: Divulgação/Governo

Os moradores de Colatina já estão recebendo água nas casas, segundo a prefeitura do município. Apenas as áreas mais altas estão com mais dificuldade de serem abastecidas, mas a previsão é que até a manhã deste sábado (28) a situação esteja normalizada.

A captação de água do Rio Doce foi retomada no município na última segunda-feira (23). A água está sendo tratada e distribuída na cidade.

Ainda de acordo com a Prefeitura, testes de qualidade estão sendo realizados, e que desde o dia 09 de novembro o SANEAR tem feito coletas de amostras de água do Rio Doce, várias vezes ao longo do dia, em obediência à uma ordem judicial da Vara Federal de Colatina.

A Mineradora Samarco divulgou em seu site, os pontos de distribuição de água que continuam em 16 bairros do município.

Baixo Guandu

Em Baixo Guandu o abastecimento está normalizado porque a captação de água está sendo feita pelo Rio Guandu. No entanto, o bairro de Mascarenhas está sendo abastecido por caminhões pipa, já que a única forma de captação no local seria pelo rio que foi atingido pela lama de rejeitos da mineradora Samarco.

De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Luciano Magalhães, a captação de água pelo Rio Doce só será realizada quando houver certeza sobre a qualidade das águas. “Aqui vamos voltar a captar água do rio apenas quando tivermos 100% de certeza dessa qualidade. Ainda não tenho essa segurança para retomar a captação“, relatou.

Monitoramento água

Desde a última quarta-feira (25) até o dia 09 de dezembro, a Agência Nacional de Águas (ANA) em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão realizando um monitoramento  especial em alguns pontos da Bacia do Rio Doce.

De acordo com os órgãos, serão coletadas diariamente amostras de água para medir parâmetros no local como condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, pH, temperatura da água e turbidez.

Esses órgãos informaram ainda que a cada dois dias serão coletadas amostras de água para serem analisados em laboratórios, que poderão verificar as quantidades de ânions e cátions na água; concentração, granulometria e metais dos sedimentos em suspensão. A cada quatro dias serão coletadas amostras de sedimento de corrente e serão analisados metais. 

Pontos moeda