Geral

Aulas serão suspensas em Colatina durante passagem de lama

A lama deve chegar às cidade na próxima segunda-feira (09). O município vai monitorar a qualidade da água e, se necessário, o abastecimento será suspenso

Equipes do governo se reuniram com representantes do município de Colatina na tarde deste sábado Foto: Divulgação/Prefeitura

As aulas nas escolas da rede municipal de Colatina serão suspensas a partir da próxima terça-feira (10), por causa da passagem de lama das barragens de minério, que deve chegar à cidade na tarde da próxima segunda-feira (09), pelo Rio Doce. O município vai monitorar a qualidade da água e, se necessário, o abastecimento será suspenso.

“Essa medida serve de precaução. A passagem da onda de lama irá prejudicar a qualidade de água, e isso pode ser prejudicial a população. A lama também pode danificar os equipamentos que fazem o abastecimento e trazer mais problemas”, explica o prefeito Leonardo Deptulski.

A suspensão das aulas foi anunciada pela prefeitura, na tarde deste sábado (07), durante reunião com equipes do governo estadual. De acordo com a administração municipal, o objetivo é “evitar o desconforto nas escolas”. As atividades só serão retomadas quando o abastecimento de água for normalizado. A equipe foi enviada à cidade após reunião com o governador Paulo Hartung.

Embora o abastecimento da cidade seja realizado pelo Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento, a Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan) dará o apoio para garantir o abastecimento por meio de carros-pipa em setores emergenciais, como os hospitais. O órgão também irá auxiliar o município nas análises que serão feitas na água.

A Defesa Civil Estadual está montando uma base de operações em Colatina para auxiliar o município, bem como Baixo Guandu e Linhares, que também serão afetados. A prioridade é agilizar a retirada dos moradores de localidades ribeirinhas ao Rio Doce, e dos pescadores que costumam acampar ao longo do rio.

Pontos moeda