Geral

Prevendo passagem de lama, ES lança campanha para arrecadação de água mineral. Veja onde doar!

Para atender a população afetada no Espírito Santo, o Corpo de Bombeiros iniciou uma campanha de arrecadação de água mineral. Saiba como e onde doar

Inicialmente, os bombeiros estão recebendo apenas doações de água mineral Foto: Divulgação/Governo

A "onda de lama" provocada pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco deve chegar a Baixo Guandu nesta segunda-feira (9), e em Colatina e Linhares na terça-feira (10).

Para atender a população afetada no Espírito Santo, o Corpo de Bombeiros iniciou uma campanha de arrecadação de água mineral.

Quem quiser ajudar, deve entregar as doações na sede do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, das 9 às 17h. Segundo o major Pimenta, a princípio só haverá um ponto de arrecadação e as doações devem ser enviadas aos municípios quando atingir um carregamento grande.

O governo disponibilizou carros pipas para auxiliar a captação e abastecimento de água. De acordo com o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, o Governo do Estado está buscando parcerias para minimizar os riscos.

"O Governo do Estado disponibilizou carros-pipa para captar água tratada em Linhares e suprir áreas da saúde e demais prioridades. Temos recebido manifestações de apoio de empresas para doações de carros-pipa. A Cesan e prefeituras,  como Aracruz e Vila Velha, também darão apoio enviando água às cidades. Empresas como a Fibria e a Samarco também vão auxiliar neste momento. Além disso, vamos captar água bruta e levar para as estações de tratamento de Baixo Guandu e Colatina".

As empresas que quiserem ajudar com carros-pipa podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 27 99975-2075 (Baixo Guandu) ou 27 99979-6596 (Colatina). Ou fazer contato direto com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Bonno (27 99904-5736). Os veículos serão utilizados para transportar água aos municípios de Colatina e Baixo Guandu.

Saiba como doar!

O que doar: Somente água mineral

Local: Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Rua Tenente Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá, Vitória (ao lado da 3ª Ponte).

Contato: Defesa Civil Estadual

Telefone: (27) 3137-4440 ou 3137-4441

Pontos moeda