Geral

Diretor de órgão que fiscaliza barragens pede demissão do cargo após tragédia

A demissão foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia e o ministro Braga deve indicar ainda nesta quarta, 18, o nome de um substituto para a direção do DNPM

Redação Folha Vitória
Lama de rejeitos seguindo para a Usina de Mascarenhas, em Baixo Guandu Foto: Divulgação/Governo

Brasília - O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia, pediu demissão do cargo, segundo confirmou o Ministério de Minas e Energia (MME). De acordo com a assessoria do MME, o pedido foi encaminhado nessa terça, 17, ao ministro Eduardo Braga e Garcia alegou motivos de saúde para deixar o cargo.

O ministro Braga deve indicar ainda nesta quarta, 18, o nome de um substituto para a direção do DNPM, segundo o ministério.

Lama seguirá em ritmo mais lento para Linhares

Depois de passar por Colatina, na noite de ontem (17), houve uma mudança na descida até Linhares (ES), o que deverá reduzir a velocidade do escoamento, informou a CPRM. Com isso, a previsão é de maior deposição dos rejeitos, aumentando o tempo de chegada a Linhares.

O serviço geológico informou que está monitorando em tempo real, por meio de estações instaladas na calha do Rio Doce, a movimentação dos rejeitos após o rompimento das barragens Santarém e Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana, na região central de Minas Gerais.

Segundo a equipe, o avanço dos rejeitos não causará enchentes nos municípios localizados às margens do Rio Doce. Nos próximos dias, podem ocorrer mudanças na previsão, em decorrência da deposição de sedimentos no reservatório e das chuvas previstas para a região.

Pontos moeda