Geral

Equipe da TV Vitória embarca em navio que vai acompanhar situação da lama em Linhares

O Navio seguiu na manhã desta quinta-feira (26), com cerca de 90 pessoas a bordo, entre tripulantes e pesquisadores. Uma equipe da TV Vitória irá acompanhar a operação

Navio tem capacidade para 130 tripulantes Foto: Divulgação

O navio de Pesquisa Hidroceanográfico da Marinha seguiu na manhã desta quinta-feira (26) para Regência, em Linhares, com o objetivo de analisar a situação da foz do Rio Doce e do mar.

Cerca de 50 tripulantes e 40 pesquisadores estão no navio, que tem capacidade para transportar até 130 pessoas. Eles irão coletar amostras de solo, água e animais para verificar a contaminação. Os resultados das pesquisas podem auxiliar na tomada de futuras decisões para tentar minimizar os danos.

Uma equipe da TV Vitória também está a bordo do navio para acompanhar os trabalhos. O jornalista Alex Cavalcanti, que está embarcado, falou em entrevista ao programa Fala Manhã, desta quinta-feira (26), sobre a expectativa da operação.

“Conversei com alguns pesquisadores e eles não escondem a ansiedade e a preocupação com o que está acontecendo na região”, relatou. A matéria com todos os detalhes sobre essa operação será apresentada no Jornal da TV Vitória, às 19h45.

O programa Fala Manhã também recebeu o Capitão de Mar e Guerra, Marco Aurélio de Arruda, que explicou como será realizada a operação. “O navio tem condições para verificar com que profundidade há maior concentração de lama e identificar os produtos químicos que estão na água. Algumas coletas poderão ser feitas com um mini submarino não tripulado”, informou o Capitão.

Além da equipe da Marinha, que conta com especialistas do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, estão no navio pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Universidade Vila Velha, da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, da Universidade de São Paulo e da Universidade Católica de Santos.

Interior do navio que seguiu para Linhares nesta quinta Foto: Divulgação

De acordo com a Marinha essa é a segunda operação realizada pelo Navio Vital de Oliveira (H-39), que estava no Nordeste e veio para o Espírito Santo para apoiar as equipes que já trabalham em Regência, desde o último dia 09, na coleta e análise das amostras de água e solo marinho no entorno da foz do Rio Doce.

O secretario da SEAMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Rodrigo Júdice, relatou a participação da Marinha na operação. “Quando o Estado do Espírito Santo solicitou ajuda ao Ministério da Defesa, foi prontamente atendido. O trabalho da Marinha vai nos ajudar a analisar os danos causados para que exijamos da empresa Samarco o devido ressarcimento”, disse.

As equipes de pesquisadores analisarão as consequências do desastre na fauna, na flora, no estuário do Rio Doce, além dos efeitos socioeconômicos – o impacto para a população de pescadores e para o turismo de Linhares -, dentre outras frentes de estudo. O navio, que possui equipamentos de última geração e três laboratórios de análise, fará o primeiro mapeamento até o dia 30 de novembro. No mês de dezembro, volta ao local para dar continuidade aos estudos. “Trabalharemos todos os dias, 24 horas, para buscarmos soluções de forma mais rápida possível”, encerrou o capitão Aluizio.

O Navio retorna ao Porto de Vitória na próxima segunda-feira (30) e estará aberto para visitação na terça-feira (01). A previsão é que ele retorne para Linhares no dia 02 de dezembro. 

Pontos moeda