Geral

Quase 80 casos de febre zika são investigados no Espírito Santo

No território capixaba já foram confirmados três casos do vírus, que é transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti

O zika vírus possui sintomas parecidos com a dengue Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que até a última terça-feira (17) foram confirmados três casos de zika e 77 estão sob investigação no Espírito Santo. As duas primeiras vítimas desse vírus são de Vitória, dos bairros Jesus de Nazareth e Maria Ortiz.

O zika vírus possui sintomas parecidos com a dengue. Para se prevenir contra a doença basta adotar as mesmas medidas de combate à dengue, pois as doenças possuem como vetor o mesmo mosquito, o Aedes aegypti. 

O Ministério da Saúde acredita que o zika vírus chegou ano passado no período da Copa do Mundo, quando o País recebeu muitos turistas estrangeiros. A doença tem origem em Uganda, na África, mas já se manifestou na Oceania e na Ásia.

Saiba como se prevenir: 

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Pontos moeda