Geral

Arábia Saudita: contagem inicial já indica 19 mulheres eleitas para conselhos

Redação Folha Vitória

Riade - Ao menos 19 mulheres sauditas conquistaram assentos em conselhos municipais locais um dia depois que as mulheres puderam votar e concorrer nas eleições pela primeira vez na história do país. O número é um resultado inicial das eleições, uma vez que ainda faltam ser apurados os resultados de diversas regiões.

As mulheres eleitas vêm de regiões diferentes do país, incluindo grandes cidades ou pequenos vilarejos. Ainda que limitada, a conquista de assentos por mulheres é vista como um avanço uma vez que elas não podiam sequer participar dos pleitos.

O porta-voz da Comissão Geral Eleitoral, Hamad Al-Omar, afirmou que, de um total de 130 mil mulheres eleitoras registradas, um impressionante número de 106 mil compareceu às urnas. Já entre os homens, eram 1,35 milhões de eleitores registrados e 600 mil foram às urnas.

A capital Riade teve o maior número de mulheres eleitas: quatro ao todo. A província oriental, onde as minorias xiitas estão concentradas, teve três eleitas.

O prefeito da cidade de Meca, Osama al-Bar, afirmou que uma mulher venceu num vilarejo chamado Madrakah. Já em uma das maiores cidades sauditas, Jidá, duas mulheres foram eleitas, assim como na região de Qasim.

Cerca de 7 mil candidatos, entre eles 979 mulheres, estavam concorrendo a 2,1 mil assentos. Os concelhos são o único corpo do governo que é eleito pelos cidadãos sauditas. As duas rodadas anteriores de votação para os conselhos, em 2005 e 2011, eram abertas apenas para homens. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda