Geral

"Pluma" de lama atinge rio e se aproxima das praias de Aracruz

A prefeitura informou ainda que vai continuar adotando medidas necessárias para prevenir e reparar os possíveis danos ambientais no município

Lama chegou a Linhares no início de novembro Foto: Reprodução

Vestígios da pluma de lama, proveniente do rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais, foram encontrados na foz do Rio Piraquê-Açu, litoral de Aracruz. O material já se aproxima das praias de Aracruz. A informação foi confirmada pela prefeitura do município, em nota oficial publicada na internet.

Ainda de acordo com o órgão, a maior concentração da mancha escura da lama segue em direção ao mar aberto. O monitoramento está sendo feito diariamente pelos Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e Secretaria Municipal de Meio ambiente (SEMAM).

A prefeitura informou ainda que vai continuar adotando medidas necessárias para prevenir e reparar os possíveis danos ambientais no município.

Relembre o caso

Uma barragem da Samarco Mineração, localizada no município mineiro de Mariana, se rompeu na tarde do dia 5 novembro. Com o rompimento, casas de um distrito a 23 km de Mariana ficaram inundadas e cobertas. A prefeitura pediu aos moradores que deixassem a localidade.

A onda de lama deixou pelo menos 13 mortos, oito pessoas continuam desaparecidas e mais de 160 famílias foram atingidas, segundo o Corpo de Bombeiros. Só no distrito de Bento Rodrigues das 251 edificações, 207 foram soterradas.

Pontos moeda