Geral

PM e organizadores divergem quanto ao número de manifestantes contra Dilma na Grande Vitória

Na contagem da Polícia Militar, 900 moradores de Vila Velha e Vitória percorreram as ruas das cidades. Já para a organização dos eventos as passeatas tiveram, juntas, 3,5 mil pessoas

Vestidos de verde e amarelo, capixabas foram às ruas protestar neste domingo (13) Foto: Patrícia Battestin

A mobilização organizada neste domingo para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff transcorreu sem o registro nenhuma ocorrência. Vestidos de verde e amarelo, empunhando bandeiras e cartazes, os capixabas percorreram as ruas de Vila Velha e Vitória pedindo a moralização da política brasileira.

A única divergência se deu na contabilidade do número de participantes do ato pró-impeachment: na contagem da Polícia Militar, 500 moradores de Vila Velha percorreram as ruas da cidade e 400 pessoas seguiram o trio elétrico até a Praia de Camburi, em Vitória.

Já a organização dos eventos somou quase 75% a mais: segundo eles, as passeatas tiveram, juntas, 3,5 mil pessoas – 2 mil na capital e 1,5 mil na cidade vizinha.

A queda no número de pessoas que foram às ruas neste domingo (13) em relação a outras manifestações foi registrada em várias outras capitais.  As justificativas para a queda na adesão de manifestantes foram o calor e o sol forte. Em capitais como Salvador e Florianópolis, o tempo fechado ou chuvoso (São Paulo e Brasília) ou o pouco tempo para a divulgação do ato, realizado nacionalmente.

Pontos moeda