Geral

Exame para detectar Zika Vírus começa a ser realizado no Espírito Santo

Seis mil testes de zika foram enviados para o Estado pelo Ministério da Saúde. A quantia deve atender a demanda local por até um ano e três meses

Um técnico do Lacen, treinado pelo laboratório carioca, vai capacitar outros dois profissionais Foto: ​Divulgação

A partir desta terça-feira (23), o Espírito Santo passa a realizar o exame RT-PCR, que detecta a presença do vírus zika no organismo.

O exame, que era realizado no Rio de Janeiro, será feito no Laboratório Central (Lacen), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com a mudança, o número de amostras analisadas vai aumentar de 30 para 100 por semana, e o tempo de liberação dos resultados cai, em média, de 35 dias para dez.

Seis mil testes de zika foram enviados para o Estado pelo Ministério da Saúde. A quantia deve atender a demanda local por até um ano e três meses. Um técnico do Lacen, treinado pelo laboratório carioca, vai capacitar outros dois profissionais para realizar o exame.

Serão priorizadas as amostras de gestantes, pacientes internados com complicações neurológicas e um quadro de doença exantemática (vermelhidão na pele) prévia ou vigente, pacientes graves, investigação de óbito e investigação de microcefalia. Além das amostras enviada por municípios que ainda não têm confirmação.

O exame consegue detectar a presença do vírus no organismo do paciente em até oito dias após a infecção, por isso a amostra analisada deve ser coletada logo no início dos primeiros sintomas. Uma vez coletada e acondicionada adequadamente, a amostra pode ser analisada posteriormente sem prejuízo para o resultado do exame. 

Atualmente, os locais que recebem amostra são: Pronto Atendimento da Praia do Suá, em Vitória; Hospital Estadual Jerônimo Monteiro e a Fundação Hospitalar Maternidade São José, em Colatina. Para ampliar os postos, a Secretaria de Saúde está providenciando a compra de freezers para serem instalados em unidades de Anchieta, Linhares e São Mateus.

Dengue

Além do exame que detecta o vírus zika, o Estado também comprou 13 mil testes para detecção de dengue. O material deve ser entregue até a próxima semana. Até o final de fevereiro, serão enviados 450 exames pelo Ministério da Saúde. O Governo também está finalizando o processo de compra para mais de 30 mil testes. 

O Espírito Santo realiza, em média, 900 exames de dengue por mês. Os resultados são liberados em cerca de três dias.

Dados do último boletim epidemiológico

Dengue: Foram notificados 13.970 casos de dengue entre 03 de janeiro e 13 de fevereiro de 2016 no Espírito Santo. Destes, 68 são suspeitos da forma grave e 15 são óbitos sob investigação.

Zika: Até a quinta-feira (18), o Espírito Santo registrou 1.739 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, sendo 20 confirmados laboratorialmente (15 em Vitória, 02 em Vila Velha, 01 em Cariacica, 01 em Aracruz e 01 em São José do Calçado). Foram notificados 72 bebês, entre nascidos e em gestação, com suspeita de microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o zika vírus.

Pontos moeda