Geral

Litoral Sul do Estado fecha o cerco aos carros de som no Carnaval

O problema do som alto nas praias é recorrente no litoral Sul do Estado e a maioria dos balneários se mobilizou em proibir a ação, especialmente para o Carnaval

Anchieta fechou 8 ruas para evitar passagem de veículos no Carnaval. Foto: Luciana Máximo.

Em Anchieta, o balneário de Iriri, que é o mais procurado na região para os dias de Carnaval, fechou oito ruas na manhã desta quarta-feira (03) para proibir a entrada de veículos nas proximidades das praias mais frequentadas.

“A iniciativa proíbe qualquer veículo, mas a estratégia foi especialmente para que os carros de som não se aproximem do local do evento”, diz a assessoria municipal.

Anchieta também investiu no reforçou ao sistema de videomonitoramento, instalando novas câmeras pelos pontos de maior fluxo de visitantes do balneário. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estão prontas para garantir a segurança e o conforto dos moradores e visitantes.

Já os municípios de Itapemirim e Marataízes, se utilizam de uma portaria conjunta que proíbe som alto em todo o município, tanto em carros de som, como em residências. Ritmos de funk com músicas que façam apologia ao crime, sexo e uso de drogas, são expressamente proibidos em qualquer local e volume de som. Visitantes e moradores podem denunciar à Polícia Militar, que pode apreender o veículo e aparelhagem de som.

Já os shows abertos ao público e sonorização de palcos vão só até as 02h, diariamente.

Presidente Kennedy também encerra sua programação de shows nas praias de Marobá e das Neves às 02h. Carros de som por lá, só se for com a altura permitida de até 60 decibéis para não atrapalhar de forma alguma o descanso dos turistas.

Em Piúma os carros de som seguem proibidos. No entanto, nenhuma medida para minimizar a ação foi tomada. O balneário continua com apenas um fiscal plantonista para toda a orla.

Os trios de Piúma só vão até a meia noite nos dias de Carnaval. Foto: Divulgação

Piúma apresenta caso mais crítico

O balneário de Piúma é o que apresenta a situação mais crítica em relação ao problema de carros com som alto nas praias, em comparação aos demais no litoral Sul do Estado. Várias apreensões vêm sendo feitas desde o início do verão e a insatisfação, principalmente dos comerciantes, é bem alta, pois, segundo alguns deles afirmam, o som alto e músicas de caráter ofensivo à sociedade, ‘espantam’ os turistas.

Uma reunião do Conselho Interativo de Segurança Pública de Piúma (CONSEP) foi realizada na tarde desta terça-feira (02), no auditório do Ministério Público. O assunto em pauta era a segurança no Carnaval 2016. Estavam presentes o presidente e conselheiros do CONSEP, promotor de Justiça, delegado, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, o prefeito da cidade e secretários municipais de turismo e planejamento, além de cidadãos interessados no assunto.

Alternativas para garantir maior segurança

Por sugestão da Polícia Militar, ficou determinado que o limite de funcionamento do trio elétrico será somente até a meia noite. Já o delegado do balneário se comprometeu em disponibilizar plantão policial de 24 horas em todos os dias do Carnaval, a fim de evitar desfalques no número de policiais militares que geralmente conduzem apreendidos até o plantão de Itapemirim ou Guarapari.

O prefeito do balneário, Samuel Zuqui, no entanto, afirmou que a prefeitura não tem meios de aumentar o número de fiscais para o Carnaval, e que será mantido apenas o número de um fiscal para lavrar as possíveis infrações durante todos os dias da festividade.

Pontos moeda