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Capixabas estão mais satisfeitos com telefonia fixa do que a móvel, diz Anatel

Capixabas avaliaram satisfação das operadoras de celular pré e pós-pagos, telefonia fixa e banda larga fixa, em 2015. No ranking geral a telefonia fixa foi a mais bem avaliada

Anatel divulgou nesta terça-feira (29) pesquisa de satisfação dos consumidores de telefonia e banda larga fixa e telefonia móvel. Foto: Reprodução/ Facebook

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (29) os resultados da pesquisa que mede a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel pré e pós-paga em todo o Brasil.

No Espírito Santo, a operadora TIM ocupou o maior nível de satisfação em duas categorias: Celular pré-pago e pós-pago. Em relação ao telefone fixo a Net/Claro foi a mais bem avaliada. Na categoria banda larga fixa a GVT teve maior pontuação entre os capixabas.

Confira aqui a pontuação geral das operadoras no Estado.

Em todo país, a telefonia fixa foi o serviço que recebeu a maior nota referente a satisfação dos consumidores: 6,97, em uma escala que vai de zero a dez. Foi seguida pela telefonia celular pós-paga, com nota 6,72; pré-paga, com nota 6,62; e banda larga fixa, com nota 6,58.

A pesquisa mostrou também que os aspectos que receberam avaliações mais negativas – em todos os serviços – estão ligados ao atendimento telefônico das prestadoras (o que inclui o tempo de espera para falar com atendente) e também à sua capacidade de resolver demandas (como pedidos de mudança de planos e de correções em faturas).

Ainda segundo a pesquisa, metade dos entrevistados declarou ter entrado em contato com a prestadora nos seis meses anteriores à pesquisa para resolver problemas de cobrança ou pedir reparo do serviço.

Para a superintendente de relações com os consumidores da Anatel, Elisa Leonel, a pesquisa tem duas funções importantes: “Em primeiro lugar, ao publicarmos os resultados, estamos dando ao consumidor informações essenciais para que ele possa escolher qual prestadora irá contratar. Ao mesmo tempo, a pesquisa dá à Anatel informações essenciais para que ela possa direcionar suas ações de fiscalização, de controle e mesmo os seus regulamentos para solucionar os problemas que mais geram insatisfação nos consumidores”.

Ao todo foram coletados dados em mais de 150 mil entrevistas telefônicas realizadas com consumidores no segundo semestre de 2015.

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