Geral

Estudo revela que maioria do esgoto em Camburi vem de Vila Velha, Cariacica e Serra

De acordo com o estudo, Vitória lança na natureza 16 milhões de litros de esgoto por dia. Os municípios de Serra, Vila Velha, Cariacica, despejam 107 milhões de litros por dia

Milhões de litros de esgoto são despejados por dia na praia de Camburi, em Vitória Foto: Reprodução/TV Vitória

A Prefeitura de Vitória divulgou um estudo sobre quem está lançando esgoto na baía de Vitória. O estudo descobriu que o esgoto de outros municípios é maior que o da Capital, que não tem 100% de rede de esgoto.

Técnicos da secretaria municipal de Meio-ambiente mostraram o estudo que procurou responder de onde vem o esgoto que contamina a praia de Camburi.

De acordo com o estudo, Vitória ainda lança na natureza 16 milhões de litros de esgoto por dia, sem nenhum tratamento. Os municípios de Serra, Vila Velha, Cariacica e todos que são banhados pelo Rio Santa Maria da Vitória, despejam 107 milhões de litros por dia.

Técnicos explicam que nem todo esgoto, de Vitória ou dos municípios próximos, vem para a praia e segundo o estudo é impossível dizer qual a quantidade exata que vem parar na praia. Porém, segundo os especialistas, é possível dizer que a poluição de outros municípios contamina mais a praia do que o esgoto lançado pelo município de Vitória.

“Nós temos que usar a nova legislação, trabalhar com a visão de região, de bacias de produção de esgoto com escoamento para a baía de Vitória, e o morador de Vitória precisa ter um serviço melhor gerenciado e que dê melhores resultados para a própria balneabilidade de suas praias”, afirma o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O estudo foi motivado porque, após dois anos em que a maior parte da praia de Camburi estava própria para banho, ela foi considerada imprópria depois de medições em duas semanas seguidas no mês passado. 

No novo estudo, divulgado nesta segunda-feira (21), a água é considerada boa para banho, mas mostrou outro dado preocupante: o percentual de esgoto tratado em vitória é só de 61%, e não 90% como têm sido divulgado.

A Cesan divulgou que existe rede de esgoto em 100% do município de Vitória, e que há problemas porque muita gente ainda não conectou os imóveis a essa rede. O estudo, porém, mostrou que os dados não procedem. Segundo a secretaria de Meio-ambiente, em 11,3% do município de Vitória não há rede de esgoto.

“Na verdade essa é uma mentira oficial, porque nós temos locais na cidade de Vitória onde geologicamente o terreno não é propício para a instalação de uma rede coletora. A Cesan reconhece isso e tem trabalhado para a resolução do problema. Eu acho que com a elucidação do estudo fica mais fácil resolvermos o problema de fato”, afirma o secretário municipal de Meio-ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Diante dos dados, a prefeitura anunciou que vai enviar o estudo para o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) e também pretende mudar as relações com a Cesan. O município, por exemplo, não tem um contrato de concessão de serviços com a companhia e pretende ter, para poder cobrar mais da empresa.

“Nós estamos precisando pactuar um instrumento de concessão do serviço e rever as cláusulas, aprimorar os mecanismos de controle, as formas de participação dos municípios nas decisões deliberativas e controle das finanças da empresa”, diz a procuradora de Vitória, Flávia Marchezini.

Em nota, a Cesan informou que não teve acesso ao estudo e que pretende analisar as informações antes de se pronunciar. A Prefeitura de Vila Velha informou que mais da metade do município tem rede de esgoto e 80% dos imóveis estão interligados.

Já a Prefeitura da Serra informou que a obra para tratamento de esgoto e saneamento está sendo realizada em toda cidade, e atualmente atende a mais de 70% da população do município.

Já a prefeitura de Cariacica disse que o município tem um plano de saneamento básico que está em fase de negociação para a sua implementação. O projeto prevê a ampliação da cobertura da rede de esgoto.

Pontos moeda