Geral

Dois capixabas morrem com suspeita de H1N1 em menos de 24 horas

Os dois casos serão investigados pela Secretaria de Saúde e a confirmação se a causa das mortes foi a Síndrome Respiratória Aguda Grave pode demorar de cinco a dez dias

A segunda vítima morreu no Hospital Jayme Santos Neves Foto: TV Vitória

Dois casos suspeitos de H1N1 no Espírito Santo terminaram em morte nesta terça-feira (12). Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, durante a madrugada, um homem de 48 anos natural de Afonso Claudio morreu após uma parada cardio-respiratória em Bauru, quando ia de excursão para São Paulo. Já a segunda vítima faleceu de tarde, no Hospital Jayme dos Santos Neves.

Os dois casos serão investigados pela Secretaria de Saúde e a confirmação se a causa das mortes foi a Síndrome Respiratória Aguda Grave pode demorar de cinco a dez dias. 

Ações de profilaxia, que visam evitar a transmissão da doença, foram tomadas em relação às duas mortes. No caso do homem, os 47 passageiros que ocuparam o ônibus que levava a vítima para São Paulo receberam um coquetel de remédios assim que o coletivo chegou ao município de Cachoeiro de Itapemirim. Outros medicamentos deverão ser tomados durante dez dias.

Em relação à segunda morte, a Sesa informou que o local de trabalho da vítima – a enfermaria do Hospital Infantil, onde a técnica de enfermagem trabalhava – está com acesso restrito até que todas as medidas preventivas quanto à contaminação sejam tomadas. 

Números no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) recebeu, entre 03 de janeiro e 12 de abril, 36 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Deste total, oito casos de H1N1 foram confirmados por exames laboratoriais.

Com relação ao número de óbitos, há um caso confirmado por H1N1 e outros quatro estão em investigação para determinar o agente causador. A Sesa afirmou que está monitorando os serviços de saúde locais.

Pontos moeda