Geral

Espírito Santo vai sediar o 1º Congresso de Autismo: Nutrição e Esportes como Terapia

O evento, com entrada gratuita, vai reunir importantes nomes do meio médico, dentre eles o clínico-geral curitibano Rogério Rita e a nutricionista gaúcha Maria Rocha

O evento vai abordar um novo tipo de tratamento Foto: Divulgação

No mês de conscientização do autismo, o Espírito Santo vai sediar o 1º Congresso de Autismo: Nutrição e Esportes como Terapia, que será realizado nos dias 16 e 17 de abril, no Cineteatro da UVV, em Vila Velha. O evento, com entrada gratuita, vai reunir importantes nomes do meio médico, dentre eles o clínico-geral curitibano Rogério Rita e a nutricionista gaúcha Maria Rocha, ambos profissionais que se tornaram referência no tratamento do distúrbio neurológico.

Mariana Magalhães, mãe de Douglas Magalhães Klein, de 5 anos, que foi diagnosticado com autismo aos três, e médico Rogério Rita são os responsáveis pela ideia de trazer o evento para o Estado.

“Tudo começou com minha vontade de conscientizar as pessoas sobre o que é autismo, pois eu mesma tinha pouquíssimas informações até receber o diagnóstico do meu filho. Então, numa conversa com o Rogério Rita falei sobre minha vontade de mostrar às pessoas que o tratamento é acessível. Ele gostou e criamos juntos o evento”, conta Mariana, criadora da fanpage O Meu Mundo é Azul.

O evento tem como objetivo apresentar às famílias que convivem com essa mesma realidade e profissionais capixabas o tratamento biomédico, focado, basicamente, em alimentação e prática esportiva. O filho de Mariana, por exemplo, não toma remédio algum. Ele apenas pratica atividades físicas e segue uma dieta livre de glúten, caseína (proteína do leite) e soja.

“Quero mostrar às pessoas que o autismo é tratável e que o tratamento ‘que o trouxe de volta’ está acessível!”, ressalta ela.

Programação

A programação do 1º Congresso de Autismo: Nutrição e Esportes como Terapia contará com palestras temáticas, debates, mesa redonda e casos clínicos ilustrados, com Eliane Fernandes (Pediatra). Os alimentos servidos nos coffee breaks serão livres de caseína, glúten e soja.

Confira abaixo os temas das palestras:

“Autismo: Nova Visão, Novas Esperanças”: Rogério Rita

“Disbiose e Doenças: A Importância do Intestino e Alimentação para a Saúde”: André da Silva Santos (Médico Oncologista do Hospital Albert Einstein)

“Tratamento Integral do Autismo”: Camila Milagres (Médica fitoterapeuta e ortomolecular. Atua em pediatria, distúrbios neuropsiquiátricos, autismo, TDAH e dislexia)

“Autismo e Dietas: Tratamento Dietético do Autismo”: Nutricionista Maria Rosa  Rodrigues

“Autismo, Esperança Pela Nutrição: Experiência com meu Filho e Outras Crianças”: Com Cláudia Marcelino, autora do livro que leva o nome da palestra

“Como estimular o desenvolvimento neurológico? Nova abordagem para Tratar TDAH e Autismo”:  Dr. Rogério Rita

“Como integrar o tratamento integral da criança autista? Minha experiência com meus filhos”: Patríca Gardenal Venturoli (otorrinolaringologista)

“Esporte como Terapia I”: João Paulo Fernandes (Professor de Educação Física para crianças especiais)

“Esporte como Terapia II”: Fábio Sandes (Professor de Surfe para crianças especiais)

“Toxicidade ambiental e Doenças: A Importância da Medicina ser Ambiental”: Dr. Marcelo Bonanza Machado (Medico ortomolecular, formacao em oxidologia e doencas dos radicais livres)

“Direito do Autista: Novas Leis e Direitos”: Sulayma Hamdam (Advogada).

Serviço:

1º Congresso de Autismo: Nutrição e Esportes como Terapia

Dias: 16 e 17 de abril

Local: Cineteatro da UVV, em Vila Velha

Inscrições: pelo e-mail [email protected], informando nome completo, cidade e telefone de contato

Mais informações na fanpage O Meu Mundo é Azul

Evento gratuito

Pontos moeda