Geral

Médicos querem escolta da PM para fazer atendimentos nas UPAs da Grande Vitória

Segundo o médico, em unidades como as de Carapina, Alto Laje e Serra, pacientes armados pressionam os profissionais de saúde que trabalham nos pronto atendimentos

Segundo o Simes, cenas de ameaças e violência estão se tornando rotineiras nas UPAs da Grande Vitória Foto: ​TV Vitória

Cenas de ameaças e violência estão se tornando rotineiras nas Unidades de Pronto Atendimento da Grande Vitória. Foi o que afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Batista. 

Segundo o médico, em unidades como as de Carapina, Alto Laje e Serra, pacientes armados pressionam os profissionais de saúde que trabalham nos pronto atendimentos, que são de responsabilidade das prefeituras.

“Não existe segurança nos locais. Enviamos um ofício à Secretaria Estadual de Segurança exigindo que sejam colocados equipes de policiais na porta de cada UPA para evitar que as agressões aos médicos e enfermeiros continuem”, explicou o presidente do Simes.

Outra medida anunciada pelo médico foi o pedido de posicionamento por parte das prefeituras, especialmente as da Serra e de Cariacica, quanto à contratação de médicos para preencher as falhas nas escalas de plantões, bem como a contratação de segurança armada para controlar as agressões.

“Aguardaremos essa posição dos prefeitos e da Sesp até a sexta-feira (15). Caso a situação continue, faremos uma reunião com os profissionais da saúde para paralisar as atividades nos postos de pronto atendimento e solicitaremos ao Conselho Regional de Medicina a interdição ética dos locais. Além disso, responsabilizaremos criminalmente os prefeitos e os secretários municipais de saúde por negligência e omissão”, salientou Batista.

Respostas

Em nota, a Polícia Militar informou que sempre que acionada em casos de ocorrência, por meio do 190, vai ao local para verificar e conter a situação. O Ciodes está disponível à sociedade durante 24 horas, todos os dias.

Já a Secretaria de Saúde de Cariacica se comprometeu em chamar profissionais da saúde do último processo seletivo para reforçar o quadro de servidores do PA do Trevo. Com relação à segurança, a prefeitura enviará uma solicitação à Polícia Militar para que seja realizado o patrulhamento no local.

A Prefeitura de Serra afirmou que as Unidades de Pronto Atendimento de Carapina e Serra Sede contam com cinco seguranças em cada unidade, capacitados para atender em casos de estresse e tumulto. As unidades estão trabalhando com sua capacidade máxima, de 12 médicos cada.

Pontos moeda