Geral

Tribunal de Justiça considera ilegal greve de servidores públicos de Vitória

De acordo com a decisão, não houve finalização das negociações entre os as partes para que os servidores lançassem mão da paralisação das atividades

Liminar determina suspensão imediata da greve sob pena de multa Foto: Divulgação/Prefeitura

Por meio de uma liminar liberada no início da noite desta sexta-feira (01), a Justiça considerou a greve dos servidores municipais da prefeitura de Vitória ilegal, definiu que os trabalhadores devem voltar ao trabalho imediatamente e o não cumprimento da punição está vinculado a uma multa diária de R$ 30 mil. 

De acordo com a decisão, não houve finalização das negociações entre os as partes para que os servidores lançassem mão da greve. Segundo a subprocuradora municipal Alessandra Costa Nunes, a paralisação das atividades é “uma medida extrema, que só deve ser tomada caso não haja mais diálogo entre os trabalhadores e a prefeitura”.

Os sindicatos das classes que aderiram à greve ainda não foram informados sobre a decisão. Ainda de acordo com a subprocuradora, a liminar deve ser entregue até este sábado (02). Os servidores deverão voltar ao trabalho até a próxima terça-feira (05).

Movimento grevista

A paralisação das atividades dos servidores municipais de Vitória foi definida em assembleia geral realizada no dia 22 de março. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos sindicatos dos professores, engenheiros, psicólogos, servidores e da Guarda Municipal do município, além de aposentados da prefeitura e do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi). 

Na última quarta-feira (30) 200 servidores se reuniram no estacionamento da prefeitura, em Bento Ferreira, para protestar. De acordo com o sindicato que representa a categoria, cerca de 40% dos trabalhadores da área da saúde também já haviam aderido ao movimento.  

As principais reivindicações da categoria na Capital são o reajuste salarial, a revisão do Plano de Cargos e Salários e a revisão do Estatuto dos Servidores.

Pontos moeda