Geral

Universitários fazem protesto contra adesão do Sisu e fim do vestibular na Ufes

Manifestação ocorreu no mesmo momento em que o Cepe se reunia, dentro do prédio, para decidir se a instituição vai ou não aderir ao sistema como forma de ingresso nos cursos de graduação

Estudantes estão reunidos em frente à Reitoria da Ufes, em protesto contra a adoção do Sisu Foto: Francine Leite/TV Vitória

Estudantes de vários cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) se concentraram, na tarde desta quarta-feira (27), em frente à Reitoria, no campus de Goiabeiras, em Vitória, em protesto contra a adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso nos cursos de graduação da universidade. 

A manifestação ocorreu no mesmo momento em que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes se reunia, dentro do prédio, para decidir se a instituição vai ou não aderir ao sistema. A reunião também decidiria, caso a proposta seja aprovada, se a universidade adotará o Sisu ainda este ano ou no próximo.

O debate, que começou por volta das 14 horas e ocorreu a portas fechadas, estava previsto para terminar, inicialmente, às 17 horas, mas acabou se prolongando até o início da noite.

Antes da reunião, os estudantes exigiram uma assembleia com o reitor, mas o pedido foi negado e as portas trancadas. No fim do expediente, funcionários da reitoria só conseguiram sair depois de muita negociação.

Uma das principais alegações dos contrários ao novo sistema de seleção é que, com o Sisu, estudantes de todo o país poderão concorrer às vagas na Ufes, podendo fazer as provas nos estados onde residem. Segundo alguns manifestantes, isso deixaria a disputa desleal. Outros acham que a Ufes não possui estrutura nem recurso para receber estudantes de outras regiões.

Vestibular

Atualmente, a Ufes divide o vestibular em duas etapas. Na primeira fase, os estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na segunda, passam pelas provas discursivas elaboradas pela própria universidade.

Se optar pelo Sisu, a instituição vai adotar o Enem como fase única para ingresso na universidade, e estudantes de todo Brasil podem concorrer. O possível aumento na concorrência é um dos pontos debatidos pelos alunos.

Em março deste ano, a universidade se reuniu com a sociedade, alunos e professores em um seminário para discutir a possível adesão.

Pontos moeda