Geral

Curso gratuito de programação de computadores para estudantes na GV

Durante o curso, os estudantes terão oportunidade de entender como funciona um computador e como programá-lo utilizando ferramentas e linguagem de programação

Serão ofertadas 50 bolsas em curso gratuito de programação de computadores Foto: Divulgação

Para o estudante que quer explorar suas habilidades na área da computação e estimular a criatividade e o empreendedorismo, essa é uma ótima oportunidade. Serão ofertadas 50 bolsas em curso gratuito de programação de computadores. As vagas são para estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas da rede estadual da Grande Vitória, com boas notas em Matemática e Física. O edital com todas as informações foi publicado nesta quinta-feira (5), no Diário Oficial do Estado. 

As inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (9) e vão até o dia 06 de junho, por meio do site, onde o estudante interessado deverá preencher um formulário de inscrição com os dados pessoais e indicar uma turma para a qual deseja se inscrever - “Turma 1” - matutino, “Turma 2” - vespertino ou “Qualquer Turma”. 

O curso de Introdução à Computação - Programação de Computadores – Introcomp - será aos sábados e as aulas serão realizadas por estudantes bolsistas do curso de Engenharia da Computação - Programa de Educação Tutorial (PET), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O principal objetivo do Introcomp é atrair o interesse dos jovens para a área da computação e da programação, que é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. Em curto prazo, a programação desenvolve rapidamente o raciocínio lógico do indivíduo e em longo prazo, o torna capaz de criar programas cada vez melhores, tornando-o um profissional diferenciado no mercado de trabalho, capaz de empreender e resolver diversos problemas.

Seleção 

O processo seletivo é destinado aos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio Regular ou no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional  - EMI, das escolas localizadas nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

A seleção será realizada em duas etapas: classificação e prova de lógica. A classificação é a primeira etapa do processo de seleção e deverá considerar a soma da nota obtida no primeiro trimestre do ano de 2016 nas disciplinas de Matemática e Física. Nessa fase serão classificados 200 estudantes para participarem da prova de lógica, que será aplicada no dia 02 julho, no Centro Tecnológico - CT9, da Ufes e terá duas horas de duração.

A classificação dos alunos inscritos e convocados para a prova de lógica estará disponível no dia 24 de junho.

Os 50 estudantes com melhor pontuação na prova de lógica serão convocados para a matrícula. Os demais candidatos suplentes vão compor cadastro reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

Introcomp

O curso faz parte do Projeto Introcomp (Introdução à Computação - Programação de Computadores) e terá a duração de um semestre letivo, com carga horária semanal de 3 horas, totalizando 42 horas no semestre. Serão abertas duas turmas, com 25 alunos cada, e as aulas serão realizadas aos sábados, no Campus da Ufes.

O Projeto Introcomp é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com a Ufes, que visa oferecer aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual o curso de Introdução à Programação na linguagem C (com atividades adicionais em scratch, web design e robótica), voltado para o mercado de Tecnologia da Informação (TI).

Pontos moeda