Geral

Estado tem 22 mortes por H1N1 e 132 casos confirmados da doença em quatro meses

O novo lote com 150 mil doses da vacina, adquirida pelo Governo do Estado há cerca de dez dias, deverá chegar no início da próxima semana e será dividida para os 78 municípios capixabas

Sesa divulga números da H1N1 no Estado Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta terça-feira (31), um novo boletim com a atualização dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado. De acordo com a Sesa, de janeiro até agora 22 casos de óbitos por H1N1 foram confirmados e outros 19 estão sob investigação.

Nesses quase quatro meses, foram realizada 628 notificações da doença, 132 delas confirmadas por exames laboratoriais. Na última semana, os números caíram de 52 para 13 notificações no Estado.

Vacinação

O novo lote com 150 mil doses da vacina, adquirida pelo Governo do Estado há cerca de dez dias, deverá chegar no início da próxima semana e será dividida para os 78 municípios capixabas. O objetivo de atingir 100% do grupo prioritário. Até agora, o Espírito Santo atingiu 94,49% de cobertura vacinal, o que representa 682.922 pessoas imunizadas.

Na reunião realizada na última segunda-feira (30) com a diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) foi definido que a vacinação será realizada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas com 60 anos ou mais. 

As vacinas sairão de São Paulo na quinta-feira (02). Por isso, uma nova reunião será realizada com a diretoria do Cosems na sexta-feira (03), para definir o dia em que será iniciada a vacinação. 

“Definimos que a vacinação terá início simultaneamente em todos os municípios. O objetivo é planejar da melhor maneira possível esta nova etapa para garantir que essa população seja vacinada e para que seja completado os 100% de pessoas imunizadas do grupo prioritário”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira. 

Pontos moeda