Geral

Mais de 268 mil doses de vacina contra gripe chegam ao ES nesta quinta-feira

Do último sábado (30), dia D de Mobilização Nacional, até o dia 20 de maio, a campanha de vacinação contra gripe é destinada a todos que compõem o grupo prioritário

As doses da vacina chegam ao ES nesta quinta Foto: Reprodução

Mais 268 mil doses da vacina contra a gripe chegarão ao Espírito Santo nesta quinta-feira (05), completando 94% (853.870) da cota estadual de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra a gripe acontece até o dia 20 de maio e deve imunizar, pelo menos, 679 mil pessoas no Estado, o que representa 80% do grupo prioritário (849.975 pessoas).

Foram imunizadas, até a tarde desta quarta-feira (4), 400.001 pessoas, ou seja, 55,35% da meta de vacinação do público prioritário no Espírito Santo. A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, explica que a vacinação é destinada exclusivamente a pessoas desse grupo e somente essas devem ir às unidades de saúde municipais.

As pessoas que compõem o grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra gripe são trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade.

No Espírito Santo, a vacinação começou no dia 18 de abril para os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas. Do último sábado (30), dia D de Mobilização Nacional, até o dia 20 de maio, a campanha de vacinação contra gripe é destinada a todos que compõem o grupo prioritário.

Entenda

Como a vacina age no organismo para protegê-lo contra o vírus da gripe?

A vacina é composta por vírus mortos. Injetando o antígeno na pessoa, estimula-se o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a doença. Assim, a pessoa que tem contato com o vírus já tem o anticorpo para combatê-lo e não desenvolve a doença. E quando desenvolve, ela vem de forma mais branda.

Contra quais vírus a vacina ofertada na campanha protege?

A vacina ofertada na campanha é trivalente, composta pelos vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2), e influenza B (subtipo Brisbane), portanto, é contra esses tipos de vírus que a vacina protege.

Mesmo depois de vacinada a pessoa pode pegar gripe?

A vacina contra gripe é feita de vírus mortos, portanto, não existe a possibilidade de a pessoa desenvolver gripe por que tomou a vacina. Mas ela pode sim adoecer se o vírus estiver incubado antes da vacinação (o vírus pode ficar até sete dias no corpo antes de se manifestar). Outra possibilidade é a pessoa ser infectada por um vírus diferente daqueles que compõem a vacina.

Por que a vacina da gripe deve ser tomada todo ano?

Porque a proteção dura cerca de um ano. E a cada ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) verifica quais cepas (subtipos de vírus) estão circulando para que a vacina seja produzida a partir das cepas mais prevalentes.

A vacina contra gripe gera reações adversas?

Podem acontecer reações leves, que costumam ser resolvidas nas primeiras 48 horas após a vacinação. As principais reações são febre, dor de cabeça e dor no corpo. A recomendação é usar compressa fria no local da aplicação e tomar antitérmico ou analgésico, se necessário. Em caso de outras reações, é importante procurar um médico ou solicitar orientação no posto onde a vacina foi aplicada.

A vacina contra gripe possui alguma restrição?

Sim. Quem tem alergia grave a ovo, a algum componente da vacina ou desenvolveu alergia grave à dose anterior contra a gripe não deve receber a vacina. Em caso de dúvida, consulte um médico.

Pontos moeda