Geral

Festival de Parintins deste ano poderá ser acompanhado ao vivo via aplicativo de celular

Plataforma pode ser baixada por usuários do Google Play e da Apple Store e também está disponível na internet. Por meio do app, evento poderá ser assistido de qualquer parte do Brasil

Festival de Parintins poderá ser assistido ao vivo de qualquer parte do Brasil pelo aplicativo Foto: Folha Vitória

O tradicional Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, poderá agora ser acompanhado ao vivo de qualquer parte do Brasil, por meio de um aplicativo de celular. A plataforma "A Crítica Play", que pode tanto ser baixada por usuários do Google Play e da Apple Store, já está disponível ao público.

O aplicativo foi desenvolvido para hospedar o conteúdo da TV A Crítica, do Amazonas, e terá a transmissão do Festival de Parintins como seu pontapé inicial. O app poderá ser acessado via celular e também no computador, pelo site www.play.acritica.com.

Por meio da plataforma, poderão ser encontrados conteúdos, como clipes dos bois Caprichoso e Garantido, e informações para que as pessoas possam conhecer Parintins e sua história.

"Já que o App poderá ser baixado de todo o Brasil, tivemos que adotar essa linguagem e explicar para quem está de fora do estado o quão grande é Parintins. Do Festival, vamos colocar as apresentações individuais dos itens no aplicativo, os amantes do boi vão poder rever todos os grandes momentos separadamente, como rituais e lendas. Mas também teremos a transmissão ao vivo”, destacou o coordenador do departamento de novas mídias da RCC, João Artur Vieira.

De acorco com o diretor de tecnologia da RCC, Raphael Santana, a cor da identidade visual da Rede teve que ser adaptada para o App. "Para o lançamento em Parintins, tivemos que fugir da nossa base azul e adotamos um cinza, um tom mais neutro, que não causasse problema de conteúdo com os bumbás", diz.

O festival

O Festival de Parintins, que se tornou um dos maiores divulgadores da cultura do estado do Amazonas, é uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas. O ponto mais importante do evento é a disputa entre dois bois folclóricos: o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul.

Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

Com informações de A Crítica

Pontos moeda