Geral

Inverno chega na próxima segunda-feira e temperatura pode diminuir ainda mais no Espírito Santo

A estação é conhecida pelas temperaturas amenas e diminuição nos índices de chuva. No Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro são os mais secos e frios do ano

Os capixabas enfrentaram temperaturas mais baixas nas últimas semanas Foto: Reprodução

Os capixabas enfrentaram temperaturas mais baixas nas últimas semanas e o clima pode ficar ainda mais frio com a chegada do Inverno. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a estação do inverno começa às 19h34 da próxima segunda-feira (20).

A estação é conhecida pelas temperaturas amenas e diminuição nos índices de chuva, com noites mais longas que os dias. No Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro são os mais secos e frios do ano.

Confira a previsão do tempo no Espírito Santo!

Ainda segundo o Incaper, o principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano. Estes sistemas provocam a diminuição das temperaturas com a sua passagem.

Temperaturas

As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24,0 ºC na Região Serrana e dos 27,0 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 13,0 ºC na região serrana e dos 17,0 ºC nas demais regiões.

Umidade

No período da tarde, a umidade relativa tende a diminuir longe do litoral, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 20%). Os baixos valores de umidade relativa são prejudiciais à saúde e, associados ao baixo índice pluviométrico da estação, favorecem a ocorrência de incêndios.

Índice Pluviométrico

A média acumulada de precipitação para a estação fica, em média, abaixo dos 100 mm na região oeste, entre 200 e 300 mm no sudeste e entre 100 e 200 mm nas demais regiões.

Pontos moeda