Geral

Com mais de 23 mil votos, capixaba é selecionado para apresentar projeto sobre câncer em Harvard

Lucas vai passar por uma entrevista via skype com integrantes da universidade para explicar o projeto e o resultado final será divulgado no dia 25 de junho

Lucas descobriu como diagnosticar o câncer de pele precocemente através do exame de sangue Foto: Divulgação

Com 23.446 votos, o estudante capixaba Lucas de Almeida Coutinho, de 17 anos, ficou em primeiro lugar mundial e teve seu projeto aprovado para apresentar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O estudante do 3º ano do ensino médio viu no exame de sangue uma alternativa para diagnosticar o câncer de pele precocemente. Ainda sem acreditar no resultado, Lucas afirma que a torcida dos capixabas teve grande influência no número de votos.

“Fiquei em primeiro lugar mundial, com 23.46 votos. Não esperava que ia dar esse resultado na votação, por isso foi uma surpresa enorme. Foi um orgulho muito grande porque vi que a população capixaba abraçou meu projeto”, afirma.

O estudante contou que já está se preparando para a próxima etapa, ainda sem data prevista. Lucas vai passar por uma entrevista via skype com integrantes da universidade para explicar o projeto e o resultado final será divulgado no dia 25 de junho.

“Já estou treinando e me preparando para a entrevista, que é a última fase. Ao todo, cinco projetos foram os mais votados. Agora, eles [universidade] vão escolher mais 10 projetos a critério deles para ir pra final junto com a gente. Serão 15 projetos no total e só cinco vão vencer”, explica o capixaba.

Na fase de votação, Lucas contou com apoio da torcida capixaba, dos familiares e amigos, e, inclusive, recebeu proposta de médicos para firmar parceria.

“Vários médicos estão entrando em contato comigo, demonstrando interesse e me parabenizando. Não esperava passar nem na primeira etapa e quando passei, foi uma surpresa! Imagine agora... Fiquei orgulhoso. Meus pais, que sempre me apoiaram, estão orgulhosos e agora colhem os frutos”, conta.

Se o projeto de Lucas passar, ele vai participar de uma semana de palestras na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e contará ainda com a ajuda de um mentor durante um ano, via skype, para auxiliar na pesquisa.

Conheça o projeto!

Pontos moeda