Geral

Crise hídrica: confira dicas simples para reutilizar água dentro de casa

A prática pode assustar de início. No entanto, com alguns cuidados básicos, criar sistemas para reutilizar água pode ser mais eficaz do que se imagina

Uma capixaba colocou a criatividade para funcionar e encontrou um jeito simples para economizar água Foto: TV Vitória

Com a grave crise hídrica que atinge o Estado, algumas pessoas estão buscando alternativas para economizar e evitar o desperdício de água. Dicas básicas como não demorar no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e evitar lavar carros com frequência são de grande eficácia e já fazem parte da rotina de muitos capixabas. 

Entre essas atitudes simples do dia a dia, uma outra também ajuda bastante: a reutilização de água. A prática pode assustar de início, por se tratar de uma água já usada que será utilizada novamente para algum outro fim. No entanto, com alguns cuidados básicos, criar sistemas para reutilizar água pode ser mais eficaz do que se imagina. 

Lavar roupa e tomar banho são as atividades domésticas com maior número de desperdício de água. Por isso, uma das formas de reutilização começa na máquina de lavar. O aparelho é um dos que mais gasta água em uma residência, por isso é importante criar sistemas para evitar o desperdício.

Veja algumas dicas simples de reutilização:

 Máquina de lavar Ao invés de direcionar a mangueira da máquina para a pia, é recomendado direcionar para baldes e recipientes adequados. A primeira água da lavagem pode servir para lavar calçadas, quintas e calçadas. A última água, que geralmente é mais limpa, pode ser usada para lavar pano de chão ou roupas escuras também. 

 Banho  Mesmo que o consumo de água durante o banho já seja consciente, o desperdício é inevitável. Apenas cinco minutos de banho é suficiente para gastar entre 15 a 45 litros de água, dependendo da intensidade da ducha. Colocar baldes limpos dentro do box, é uma opção para reutilização da água, que pode ser usada depois na limpeza doméstica, principalmente do próprio banheiro. 

 Água da chuva As chuvas volumosas estão um pouco desaparecidas do Estado, mas se por um acaso chegar uma chuvinha um pouco mais forte, não deixe de fazer a captação. Uma opção simples é posicionar bacias e baldes no quintal ou do lado de fora da casa para captar a água e utilizar para fins de irrigação de plantas, limpeza da casa, lavagens de carros e outras coisas que não envolvam o consumo, pois não é apropriado. 

 Descargas Uma capixaba colocou a criatividade para funcionar e encontrou um jeito diferente e simples para economizar água. Ela usou uma garrafa pet de 2 litros cheia de água (o que pode ser substituído por areia), para aumentar o nível da água da caixa de descarga do banheiro. 

Pontos moeda