Geral

Devota de São Cosme e Damião distribui doces há 22 anos no ES após promessa para engravidar

Os santos são considerados protetores dos pequenos, por isso, alguns devotos e simpatizantes distribuem doces e guloseimas como forma de homenageá-los ou cumprir promessas

Os santos são considerados protetores das crianças, por isso é comum a distribuição de doces Foto: Divulgação

Não dá para pensar no Dia de São Cosme e Damião sem lembrar das crianças. Celebrada nesta terça-feira (27),  a data é marcada por diversas tradições em algumas regiões do país.

Entre as festividades, a mais conhecida é a tradicional distribuição de doces. Os santos são considerados protetores dos pequenos, por isso, alguns devotos e simpatizantes distribuem doces e guloseimas como forma de homenageá-los ou cumprir promessas.

No Espírito Santo, a tradição já foi bem mais forte há alguns anos, mas mesmo com a crise financeira e outros problemas, algumas pessoas não abrem mão de fazer a distribuição.

A professora aposentada Maria Augusta Marques, de 64 anos, distribui doces há 22 anos para pagar uma promessa. Tudo começou quando ela encontrou um par de sapatinhos no Dia de São Cosme e Damião.

São distribuidas sacolinhas com balas e doces Foto: Divulgação

Para fazer a promessa, ela encheu um deles com bala e deixou em uma pracinha de Vila Velha. Um ano depois, a devota recebeu a notícia de que estava grávida e voltou ao local para deixar o outro par. A partir de então, ela distribui doces anualmente.

“Eu queria muito engravidar e não conseguia, então resolvi fazer a promessa, pois São Cosme e Damião são protetores das crianças. Um ano depois da promessa, recebi a notícia de que estava grávida e desde então comecei a distribuir doces todos os anos”, conta.

Vítima de um acidente de trânsito em junho, neste ano ela precisou contar com a ajuda da filha e de outros familiares para organizar os doces, mas não deixou de fazer a distribuição.

Quem também não abre mão de presentear a criançada, é a Mãe Eliane de Ogun. Diferente de Maria Augusta, que é católica, a mãe de santo faz a distribuição de acordo com a tradição umbandista. Segundo ela, na religião os santos também cumprem a função de protetores das crianças e a distribuição de doces é uma maneira de representar todas elas.

“São Cosme e Damião são santos que a igreja católica colocou como protetores das crianças e na umbanda eles também são considerados assim. O que mais representa uma criança é o doce, a doçura e o amor que ela traz, por isso temos o hábito de fazer a distribuição”, explica.

Apesar de ser bem antigo, o costume ainda é mal visto e sofre preconceito por parte de algumas pessoas. Segundo a mãe de santo, a intolerância religiosa ainda é um grande problema, por isso eles optam por fazer festas e comemorações mais reservadas, como acontecerá no próximo sábado (01). 

“Hoje em dia se tornou inviável por causa do preconceito e intolerância religiosa. Muitas vezes podemos sair na rua e ter carros apedrejados, como já aconteceu uma vez.  Por isso, preferimos algo reservado, só mesmo para quem quer e sabe do que se trata”, conta.

Pontos moeda