Geral

Espírito Santo pula para quarta colocação no ranking da educação no país, segundo o MEC

O Estado também foi o segundo do Brasil com o maior aumento no rendimento acadêmico dos alunos de ensino médio, perdendo apenas para o Amazonas

Espírito Santo ficou na quarta colocação geral do ranking da educação do país, segundo dados do Ideb Foto: Divulgação

Depois de dez anos, o Espírito Santo apresentou melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), passando da 11ª para a quarta posição no ranking nacional da educação. A informação é do Ministério da Educação (MEC), com base no Ideb de 2015. 

No quesito rendimento acadêmico dos alunos de ensino médio, o Espírito Santo conseguiu 0,3 pontos a mais em 2015, em relação a 2013. Com isso, o Estado passou a ser o segundo do Brasil com o maior aumento no rendimento escolar, perdendo apenas para o Amazonas, que aumentou em 0,5.

E não foi só o rendimento dos alunos que melhorou. O resultado do Ideb mostrou que o percentual de aprovação também cresceu, de 74% para 76%.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha, depois de dez anos sem alteração nos resultados, os números são motivo de comemoração. "Foi um resultado extraordinário a avaliação do Ideb de nossas escolas de ensino médio. Um resultado que a gente nunca tinha tido", frisou.

O secretário ressaltou, no entanto, que, apesar da melhora no índice que colocou o Espírito Santo em quarto lugar geral no ranking, ainda há um desafio com os alunos do ensino médio da rede estadual: o de reduzir o número de reprovados.

"Nós adotamos um conjunto de medidas para melhorar [essa situação]. O [projeto] Escola Viva é uma delas. No ano passado houve um grande debate, que eu acho que ajudou a melhorar a consciência dos pais, dos estudantes e dos professores de que o ensino médio é um desafio", destacou.

Outra avaliação do Ideb é em relação ao ensino infanfil e fundamental, que, de acordo com o secretário, se mantém na 8ª posição no ranking geral dos estados, com uma pontuação de 5,7 - sendo o máximo de 10. Mesmo com os bons resultados, tanto no ensino médio quanto no infantil e fundamental, o objetivo continua sendo colocar o Espírito Santo em primeiro no ranking das duas avaliações.

"Nós estamos em quarto, mas nós queremos chegar em primeiro e mostrar ao Brasil que se pode fazer uma educação de qualidade, compatível com os países do primeiro mundo", ressaltou Haroldo Rocha.

Pontos moeda