Geral

Instituto Paulista de Magistrados lança projeto contra abuso sexual infantil

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Instituto Paulista de Magistrados lança neste mês um projeto para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes em escolas de ensino fundamental. A iniciativa é batizada de "Eu tenho voz" e incentiva a denúncia desse tipo de crime.

A entidade vai realizar apresentações teatrais e debates com a participação de juízes, estudantes e professores. A primeira apresentação será na próxima terça-feira, 13, no auditório da Secretaria da Secretaria Estadual da Educação, às 16h.

Conforme dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos divulgados pelo instituto, em 2015 foram realizados 324.892 atendimentos por meio do Disque 100, sendo que 137.516 (42%) referiram-se a registro de denúncias de violações de direitos humanos.

Destes, a maior parte das denúncias diz respeito a crianças e adolescentes, segundo o instituto. O serviço telefônico recebeu no ano passado 80.437 denúncias de abusos contra menores de idade.

"A sociedade não pode conviver com a recorrente sensação de impunidade por parte de criminosos e as ações preventivas de conscientização dos pais devem ser permanentes, de forma a revelar o modus operandi dos que praticam crimes contra crianças", disse a presidente do Instituto, juíza Hertha Helena de Oliveira.

Pontos moeda