Geral

Opções de lazer e aventura na primavera atrai turista em Alfredo Chaves; veja opções!

O turismo rural se torna uma das opções cada vez mais atrativas devido as temperaturas amenas das regiões montanhosas capixabas e a oferta de cachoeiras e rios

Alfredo Chaves é bastante procurado para quem gosta de esportes de aventura, como voo livre e parapente Foto: ​Divulgação

Com a chegada da primavera o turismo rural de Alfredo Chaves se torna uma opção para quem quer aproveitar os dias e se divertir. São inúmeras as opções que vão desde bucólicas cachoeiras a esportes de aventura. Diversas pousadas e pontos turísticos podem ser encontrados facilmente no município.  

Alfredo Chaves integra a Rota da Costa e da Imigração e possui três roteiros turísticos: Vale da Aventura, Caminho das Águas e Sete Maravilhas. O lugar mantém um clima agradável no interior aliado às exuberantes paisagens, ao povo acolhedor e às comidas típicas, que proporciona aos visitantes uma inesquecível estadia pela terra da banana e do leite.

A cidade com forte influência da colonização italiana, também é conhecida pela prática de esportes de aventura, principalmente para o turista que busca adrenalina em meio às montanhas. A rampa natural de voo livre da comunidade de Cachoeira Alta, por exemplo, localizada a cinco quilômetros da cidade, é muito procurada por ser propícia à prática de saltos de asa-delta e de parapente.

Já em Matilde, distante 18 quilômetros da sede, o visitante pode conferir um pouco da história local na Estação Ferroviária e seguindo os trilhos, é possível conhecer o ‘Túnel Encantado’ – uma antiga construção que serve de passagem de água, edificada para amortecer o fluxo das águas do rio Novo de Matilde que passa por baixo da ferrovia.

Outra atração no local é a cachoeira Engenheiro Reeve. Dona da maior queda livre do Estado (65 metros) atrai turistas de todo o país. O acesso é fácil, devido a construção de uma passarela com mirante. A cachoeira é muito procurada para rapel, assim como outras na região.
Para todas as localidades há acesso pelas BRs 101 e 262 e os trajetos são sinalizados. Em praticamente todos os locais há serviços de restaurantes, lanchonetes e pousadas.

Alguns atrativos turísticos do município:

Carolina: a dica e banhar-se nas cachoeiras Daróz e Pinón, além de poder visitar o Parque Municipal Iracema, onde há diversas trilhas que possibilitam ver a riqueza da fauna e da flora, além das famosas cachoeiras Iracema e Iraceminha.

São Roque de Maravilha: a cachoeira Maravilha é uma das atrações desta comunidade.

Ibitirui: O distrito compõe um roteiro com as cachoeiras Vovó Lúcia, Neuza e Santa Maria

São João de Crubixá: já neste distrito o turista encontra a Cachoeira do Quintino, corredeira do Paganini. Ainda existem no município as cachoeiras Piripitinga (São Francisco de Batatal), Tororoma (Cachoeira Alta), Darci Nalesso (Aparecida) e Menegussi (Vila Nova de Maravilha).

Parque Municipal Antônio Negreiros Neto (sede): está localizado na sede do município, próximo ao parque de exposição. Uma área propícia para caminhada e ciclismo, em contato pleno com a natureza. Possui uma casa de apoio, lago e árvores nativas e frutíferas.

Pedra do Gururu: está localizada na sede a cerca de 3 km e com altitude de 450 metros acima do nível do mar. No seu topo há um cruzeiro onde são feitas caminhadas todos os anos com celebrações religiosas. A trilha de subida a pé tem duração média de 1h30 às 2h. O local oferece a possibilidade de caminhadas ecológicas, escaladas, montanhismo e voos livre de asa delta e de parapente, apesar de não possuir rampa oficial.

Pontos moeda