Geral

Outubro Rosa: ES ganha cor especial durante campanha contra câncer de mama

A campanha, coordenada no Espírito Santo pela Afecc-Hospital Santa Rita, pretende alertar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama

A iluminação rosa ficará durante todo o mês no local Foto: Reprodução

Um dos principais monumentos de Vitória, o Palácio Anchieta, vai ganhar uma cor especial na próxima segunda-feira (3), às 17 horas, em homenagem ao Outubro Rosa 2016. A iluminação rosa ficará durante todo o mês no local.

A campanha, coordenada no Espírito Santo pela Afecc-Hospital Santa Rita, pretende alertar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, serão realizadas palestras, prestação de serviços, realização de exames e diversas ações voltadas para o alerta e a conscientização.

Para ampliar o acesso, a população dos assentamentos de terra e as mulheres do sistema prisional vão receber a visita da associação. Além disso, as participantes recebem orientação sobre mamografia e serão encaminhadas ao Hospital, onde são realizados todos os procedimentos necessários. Caso seja detectado câncer, todo o tratamento é assumido pela Afecc-HSRC.

Várias peças do Outubro Rosa 2016 já estão expostas nos pontos oficiais: Casa Rosa, localizada em frente ao Ambulatório da Afecc-HSRC, loja Outubro Rosa, no 2.º piso do Shopping Vitória, e nas lojas parceiras.  

Caminhada Outubro Rosa

A concentração acontece na Praia de Camburi, às 8h30, em frente ao Píer de Iemanjá. A saída está marcada para às 9 horas com chegada em frente ao acesso para a Av. Adalberto Simão Nader.

Câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que ocorram 57.960 novos casos neste ano e a previsão no número de mortes é de 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres 

>> Fatores de risco

Casos da doença na família

- Primeira gestação após os 30 anos

- Não ter tido filhos

- Primeira menstruação precoce

- Menopausa tardia

- Obesidade.

- Uso de álcool e/ou cigarro

>> Como prevenir

- Coma alimentos saudáveis, como frutas e verduras, e reduza as gorduras

- Mantenha o peso normal

- Evite a primeira gestação após os 30 anos e só tome hormônios com acompanhamento médico

- Realize o autoexame mensal, porém, o mais importante é o exame médico anual e a mamografia

- Havendo casos de câncer de mama na família, use esse conhecimento para buscar orientação médica, principalmente, após os 30 anos.

>> Sintomas 

- A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor.

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

-  Alterações no bico do peito (mamilo)

- Saída de líquido anormal dos mamilos

- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

Exposição

Como ação principal para lembrar o Outubro Rosa, o Boulevard Shopping recebe, a partir este sábado a exposição “O medo, a força e o belo – Mulheres fortes em tratamento contra o câncer de mama”, com 19 fotos feitas pela fotógrafa Fernanda Ribeiro. A exposição é um projeto conjunto com outras mulheres que passaram e estão em tratamento do câncer de mama. A entrada é gratuita.

Data: 01/10 até 31/10

Horário: 10h às 22h (todos os dias)

Local: Corredor central Boulevard Shopping, 1º piso

Entrada gratuita

A exposição é um projeto conjunto com outras mulheres que passaram e estão em tratamento do câncer de mama Foto: Divulgação
Pontos moeda