Geral

Portuários fazem greve e paralisam serviço no terminal em Vila Velha

Dentre as reivindicações, estão o reajuste e a recomposição salarial, suprimida em razão da implantação do turno fixo. A primeira paralisação aconteceu em agosto

A primeira paralisação aconteceu no dia 23 de agosto Foto: Divulgação

Os portuários do Terminal Vila Velha (TVV) entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (11). A paralisação foi decidida na última sexta-feira (7), durante assembleia dos portuários. 

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Suport-ES), essa é quinta paralisação desde agosto deste ano. Ainda de acordo com o sindicato, o terminal se recusa a apresentar uma 'proposta decente aos trabalhadores'.

Dentre as reivindicações, estão o reajuste e a recomposição salarial, suprimida em razão da implantação do turno fixo. O presidente do sindicato, Ernani Pereira Pinto, afirma que cerca de 98% dos portuários que atuam no TVV aderiram à greve.

"Continuamos com a reivindicação de reposição da perda salarial de 9.98%. Por enquanto a empresa não deu um posicionamento e estamos negociando no Ministério do Trabalhadores. Ao todo, nós temos 98% do operacional da empresa parado na greve, que tem tempo indeterminado”, explicou.

Por meio de nota, a empresa responsável pela administração do terminal, Log-In, informou que está negociando um acordo coletivo com o sindicato desde o ano passado. Veja nota na íntegra:

“O TVV - Terminal de Vila Velha esclarece que vem negociando um Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017 com o Sindicato SUPORT-ES desde fevereiro passado, com o objetivo de alcançar um entendimento, seguindo todos os procedimentos legais. A empresa solicitou a intermediação do Ministério do Trabalho e Emprego onde já ocorreram duas reuniões e as negociações prosseguem. O Terminal está tomando todas as providências necessárias para garantir a continuidade das operações e reduzir impactos aos clientes”.

Pontos moeda