Geral

Bebê que ingeriu soda cáustica em Castelo deixa UTI do hospital

O caso aconteceu no último dia 9, na zona rural de Castelo. A criança foi levada para o Hospital de Venda Nova do Imigrante e de lá, para o Hospital Infantil de Vitória

Devido à gravidade da queimadura, o bebê precisou ser transferido no helicóptero da Polícia Militar para Vitória Foto: ​Divulgação

O bebê Arthur Henrique Bratz Ebani, de apenas um ano de idade, segue apresentando melhoras, mas ainda não há previsão de alta hospital. A criança está internada no Hospital Infantil de Vitória desde o último dia 9, após ingerir soda cáustica, produto altamente corrosivo. O caso aconteceu na localidade de Forno Grande, zona rural de Castelo.

Segundo a mãe, Maria Dulcinéia Bratz, Arthur não chegou a ingerir a soda cáustica diretamente. “Eu tinha feito sabão e a soda é um dos ingredientes. Quando acabei de usar, lavei o vidro e guardei em uma quarto do lado de fora da casa, que fica sempre trancado", disse.

Segundo ela, o único local e coleta na região é em Caxixe e sempre juntava os vidros vazios para levar lá. "Meu marido chegou do trabalho, abriu a porta e nesse momento, o Arthur entrou engatinhando, sem que ele percebesse, pegou o vidro, que estava com um pingo de água e o resíduo da soda e colocou na boca”, explica.

Quando perceberam que ele tinha colocado o vidro na boca, socorreram a criança até o Hospital Padre Máximo, em Venda Nova do Imigrante. Mas, devido à gravidade do acidente, precisou ser transferido pela equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) para o Hospital Infantil de Vitória. “Na hora nem pensamos em pedir socorro. Nós mesmo levamos ele rapidamente para o hospital”, conta.

Maria Dulcinéia comentou que o filho já saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e está no quarto. “Ele já está bem melhor. Ainda está se alimentando pela sonda, porque queimou o esôfago. Ainda não tem previsão de alta. O médico disse que isso só vai acontecer quando ele melhorar as queimaduras internas. Mas, está bem melhor”, continua a mãe.

Arthur é filho único do casal. “Eu tenho problemas para engravidar. Tentei por 12 anos. Os médicos já tinham dito que eu não engravidaria, e consegui. Deus me deu o Arthur. Agora, ele me deu meu filho de novo. Se ele tivesse tomado a soda cáustica, não estaria mais comigo. Coloquei nas mãos de Deus e ele está se recuperando. Logo ele estará em casa”, completa Maria Dulcinéia.

Pontos moeda