Geral

Por causa de ocupação em escolas, 20 mil capixabas farão prova do Enem em dezembro

Segundo o Inep, 40 locais de provas do Enem estão ocupadas pelos manifestantes. Os inscritos afetados pela mudança serão avisados por SMS, e-mail e no site do Enem

Provas serão aplicadas em dezembro para cerca de 20 mil inscritos no Enem no Espírito Santo Foto: Agência Brasil

Quase 20 mil capixabas inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não farão a prova neste fim de semana, divulgou nesta terça-feira (01) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para esses estudantes, que representam 11,34% dos inscritos no Estado, serão aplicadas provas nos dias 3 e 4 de dezembro.

O motivo da mudança de data são as escolas ocupadas pelo movimento secundarista em todo o Brasil. Segundo o Inep, no Espírito Santo atualmente 40 locais de provas do Enem estão ocupadas pelos manifestantes, o que representa 13,5% do total.

Em todo o Brasil, 191 mil alunos terão a prova adiada para o início de dezembro. Os inscritos afetados pela mudança serão avisados por SMS, e-mail e na Página do Participante, no site do Enem, de que estão dispensados do exame neste fim de semana. A data de divulgação dos novos locais de aplicação da prova ainda não foi definida, "mas será com a antecedência necessária", afirmou a presidente do Inep, Maria Inês Fini.

Sobe para 60 número de escolas ocupadas no Estado

A nova prova, segundo ela, já está pronta - e foi elaborada a partir do banco de itens do órgão, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Será uma versão diferente da que será aplicada neste fim de semana, "mas absolutamente equivalente, com o mesmo formato".

Ainda de acordo com o Inep, o cronograma de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será mantido, assim como os prazos para candidaturas ao Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no ano que vem.

Maria Inês Fini afirma que os prejuízos financeiros de uma nova prova "ainda não foram calculados". Porém, o próprio MEC divulgou nota, semana passada, estimando R$ 8 milhões de custos adicionais. "Lamentavelmente, quem paga a conta é o governo federal. Adoraríamos passar esse custo aos verdadeiros responsáveis, que, na minha visão não são os jovens", disse ela, afirmando que os alunos estão sendo "orientados para invadir".

Segurança

O Inep alega que a mudança de locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem. Segundo o instituto, o exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. 

A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

Veja a lista com os locais de prova do Enem ocupados no Espírito Santo:

Cariacica
EEEFM Ary Parreiras
EEEFM Coronel Olímpio Cunha
EEEFM Hunney Everest Piovesan
EEEFM Maria de Lourdes Poyares Labuto
EEEFM Professor Joaquim Barbosa Quitiba
EEEFM Professor José Leão Nunes
EEEFM Professora Maria Penedo

Colatina
EEEFM Conde de Linhares

São Mateus 
Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES - UFES

Serra
EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão
EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta
EEEFM Clotilde Rato
EEEFM Clóvis Borges Miguel
EEEFM Elice Baptista Gaudio
EEEFM Francisca Peixoto Miguel
EEEFM Iracema Conceição Silva
EEEFM Jacaraípe
EEEFM Marinete de Souza Lira
EEEFM Mestre Álvaro
EEEFM Nova Carapina
EEEFM Professor João Loyola
EEEFM Professora Hilda Miranda do Nascimento
EEEFM Professora Juraci Machado
EEEFM Professora Maria Olinda de Oliveira Menezes
EEEFM Sizenando Pechincha
EEEFM Vila Nova de Colares
EEEFM Zumbi dos Palmares

Viana
EEEFM Ewerton Montenegro Guimarães
EEEM Irmã Dulce Lopes Ponte

Vila Velha
EEEFM Florentino Avidos
EEEFM Francelina Carneiro Setúbal
EEEM Ormanda Gonçalves
EEEM Professor Agenor Roris

Vitória
Colégio Estadual do Espírito Santo 
EEEFM Aflordízio Carvalho da Silva
EEEFM Almirante Barroso
EEEM Arnulpho Mattos
EEEM Irmã Maria Horta
EEEM Professor Fernando Duarte Rabelo
EEEM Professor Renato José da Costa Pacheco
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Pontos moeda