Geral

Ministro pede ajuda da população para combater mosquito em Vitória

Na capital, o ministro caminhou por ruas dos bairros Forte São João e Romão, junto ao prefeito Luciano Rezende, além de secretários e militares do Exército

Ministro ao lado do prefeito Luciano Rezende (Foto: Diego Alves/PMV)

O Ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS), participou na manhã desta sexta-feira (2), em Vitória, de ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. A visita faz parte do Dia Nacional de Combate ao Mosquito, promovido pelo governo federal, que acontece em todo o país por meio de atividades integradas com estados e municípios.

Na capital, o ministro caminhou por ruas dos bairros Forte São João e Romão, junto ao prefeito Luciano Rezende (PPS), além de secretários e militares do Exército. "Todo brasileiro tem de ser combatente contra o mosquito da dengue, zika e chikungunya. Eu sou mais um combatente nessa luta que estamos travando no País, e vamos vencer com cada um fazendo a sua parte. E Vitória vai dar exemplo", afirmou o ministro.

Segundo a Prefeitura de Vitória, desde o início da semana os agentes de endemias e comunitários de saúde estão envolvidos em ação nos bairros Forte São João e Romão. Já foram realizadas 2,5 mil visitas domiciliares e outras 500 ainda serão feitas para o concluir o trabalho de orientação, tratamento e eliminação de focos na região.

"É importante essa mobilização porque onde há água parada há possibilidade de infestação de mosquito, e Vitória tem sofrido nos últimos dias com nuvens de um mosquito que não transmite doenças como o Aedes aegypti, mas incomoda a população (Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis). Então, quando eliminamos água parada, estamos reduzindo a possibilidade de infestação e novas epidemias", disse ele.

A gerente estadual de Vigilância em Saúde, Gilsa Rodrigues, participou do evento representando a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e também garantiu apoio do Estado aos municípios, mas lembrou que essa é uma luta que só é vencida com a ajuda da população. A secretária municipal de Saúde, Daysi Behning, destacou que as ações de orientação reforçam o recado de que é preciso manter vigilância constante nas residências. "É preciso fazer o check list toda semana. São 10 minutos apenas para inspecionar se há algo em casa ou no quintal que pode virar criadouro do mosquito. A maioria dos focos do Aedes aegypti está nas residências".

Campanha

A proposta do governo federal é, com a chegada do verão, intensificar a atuação contra o Aedes. Ministros de Estado e outras autoridades federais visitam diferentes capitais nesta sexta numa tentativa de conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o mosquito.

Militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil também estão nas ruas para promover o enfrentamento ao Aedes. O mutirão será realizado em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais.

Pontos moeda