Geral

Mortes, destruição e famílias desabrigadas. Veja balanço da chuva no sul do Estado

Nas últimas 24 horas, pelo menos 16 municípios do Sul e da Região Serrana do Estado sofreram os efeitos dos mais de 100mm de chuva que caíram na região

Homem morreu soterrado após deslizamento de terra em Muniz Freire Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

As chuvas tão esperadas para amenizar a crise hídrica no Espírito Santo chegaram, mandando embora um problema e trazendo outros. Nas últimas 24 horas, pelo menos 16 municípios do Sul e da Região Serrana do Estado sofreram os efeitos dos mais de 100 mm de chuva que caíram na região. 

Na Região Serrana, pelo menos quatro pessoas morreram, uma delas é José Antonio Pires da Silva, de 58 anos, vítima de um deslizamento de terra na zona rural de Muniz Freire, na tarde desta quinta-feira (15).

Na divisa do Espírito Santo com Minhas Gerais, a Defesa Civil socorreu sete pessoas vítimas de um desabamento; três delas morreram.   

Somente em Alegre, no Sul, 600 pessoas ficaram desalojadas após o desabamento de uma casa e risco de queda de outras 150 residências.

Além disso, as chuvas provocaram duas interdições na BR 482 – na entrada da cidade por deslizamento de terra e na saída por queda de uma árvore – e na ES 387, que liga Alegre ao distrito do café, devido a alagamentos. 

Veja galeria de fotos dos estragos da chuva

Em Afonso Claudio, deslizamentos de terra e de rochas deixou uma casa foi danificada e seis pessoas ficaram desalojadasJá Mimoso do Sul entrou em estado de emergência depois que 40 famílias ficaram desabrigadas e 13 desalojadas, após um rolamento de bloco e deslizamento de terra no município. 

As cidades de Iconha e Piúma sofreram com a inundação do rio que corta os dois municípios. Em Iconha, o rio inundou a cidade e deixou o trânsito próximo a ponte interditado. Já em Piúma, foi necessário abrir um desvio no rio. Além disso, foram registrados quatro deslizamentos de terra e 12 quedas de árvores. Em Anchieta também houve alagamentos.

Frente fria permanece no Estado nesta sexta-feira

Segundo a Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim foram registradas diversas ocorrências de movimento de massas e quedas de árvore no município. Em Presidente Kennedy, uma casa foi interditada devido ao risco de desabamento. Duas pessoas ficaram feridas, seis desalojadas e uma casa ficou danificada.

Interdição 

A chuva que atingiu o Sul do Estado nesta quinta-feira deixou vários pontos da BR-101 interditados durante o dia. Mas de acordo com a Eco-101, concessionária que administra a via, foram nove trechos fechados por queda de árvores e barreiras. Mas no início da noite a pista passou por uma limpeza e apenas um trecho permaneceu interditado. 

A Defesa Civil registrou ainda alagamentos, deslizamentos de terra, destelhamento de casas, quedas de árvores, rodovias interditadas e pessoas desalojadas em Baixo Guandu, Rio Novo do Sul, Conceição do Castelo, Alfredo Chaves, Guarapari, Castelo e Ibatiba.

Pontos moeda