Geral

Imunização contra febre amarela diminui doações de sangue em Colatina

De acordo com a direção do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) o estoque do banco de sangue estadual está abaixo do ideal, principalmente do tipo O negativo

O estoque do banco de sangue estadual está abaixo do ideal, principalmente do tipo O negativo Foto: Divulgação

Com a grande procura por imunização contra a febre amarela, o número de doações de sangue caiu consideravelmente em algumas cidades do Espírito Santo. Isso porque quem toma a vacina precisam esperar até um mês para fazer doação de sangue. De acordo com a direção do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) o estoque do banco de sangue estadual está abaixo do ideal, principalmente do tipo O negativo. 

Em Colatina, as plaquetas já acabaram e o estoque para hemácias  abastecer por essa semana e meados de semana que vem. Segundo o diretor do Hemocentro do município, José Carlos Tosato Jr,  na última semana foram apenas cinco doações, sendo que a média é de 50 doações por dia.

“Nós tivemos apenas cinco doações na semana passada inteira e, em média, são 50 doações por dia. Hoje, até agora, tivemos duas. O estoque ainda não está baixo porque tínhamos um estoque satisfatório, então conseguimos abastecer por essa semana e até meados de semana que vem, em um bom cenário. Lembrando que isso é para hemácias, para plaquetas o estoque já está zerado desde a semana passada”, explica.

A vacina de febre amarela é produzida com um vírus atenoado e não tem potencial para infectar uma pessoa saudável. No entanto, uma pessoa que já está doente pode produzir a doença ao entrar em contato com esse vírus.

“Em uma pessoa saudável, ao invés de produzir a doença, vai acontecer a produção de anticorpos. Já ao entrar em contato com uma pessoa doente, ele pode causar um dano. Então, quando alguém toma a vacina e vem doar, a gente tem no sangue daquela pessoa um vírus. Essa bolsa vai para um hospital  e, ao invés de solucionar, pode criar um novo problema ao paciente que receber”, explica. 

O diretor pede ainda para que os moradores de municípios em que não estão acontecendo a vacinação, doem sangue antes da imunização. Os que já foram vacinados há mais de 30 dias, e menos de 10 anos,  podem fazer a doação nos hemocentros do Estado. 

>> Veja onde doar!

Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Contato: 3636-7900/7920/7921
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória 
Funcionamento: De segunda-feira a sexta das 07 às 19h, e sábado, das 7h às 13h

Unidade de Coleta à Distância da Serra
Contato: 3218-9429/ 3218-9242
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) 
Funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h

Hemocentro de Linhares
Contato:  (27) 3264-6000/ 3264-6019 -
Endereço: Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce)
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30

Hemocentro Regional de Colatina
Contato:  (27) 3717-2801 
Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30

Hemocentro Regional de São Mateus
Contato: (27) 3767-7957
Endereço:  Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

Confira o vídeo:

Pontos moeda