Geral

Nível dos rios Jucu e Santa Maria cai, mas Cesan descarta racionamento no ES

Entre os meses de setembro e novembro do ano passado, vários municípios da Grande Vitória enfrentaram o racionamento imposto pela Cesan

No Rio Santa Maria, a vazão atual é de 6,145 l/s Foto: Reprodução

Depois das chuvas fortes de dezembro, o sol voltou ao Espírito Santo e a estiagem têm deixado estado em alerta. Isso porque, apesar de ter saído da situação crítica, o nível dos rios que abastecem a Grande Vitória voltou a cair. 

De acordo com o boletim divulgado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) na última quinta-feira (05), a vazão atual do Rio Jucu é de 9,418 l/s, com 4,126 l/s acima do nível crítico. Já no Rio Santa Maria, a vazão atual está um pouco abaixo, com 6,145 l/s, a apenas 2,345 l/s do nível crítico. 

Entre os meses de setembro e novembro do ano passado, a vazão chegou a níveis baixos e os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana e a região de Praia Grande, em Fundão, tiveram o abastecimento aprovado pela Cesan. 

Apesar disso, a companhia afirma que a variação nos níveis dos rios é natural e no momento não compromete o abastecimento, já que os sistemas Jucu e Santa Maria têm operado dentro da normalidade. 

Por meio de nota, a Cesan informou ainda que no dia 30 de dezembro, em Guarapari, o consumo havia aumentado 60% em relação aos últimos quinze dias, por isso a população foi alertada da necessidade de reduzir o consumo de água.

Pontos moeda